Nos Siga nas Redes Sociais
MANAUSAsfalta Manaus – pavimentando o caminho de uma nova cidade
Manaus, AM, quarta, 28 de setembro de 2022

Curiosidades

Conheça o Muruci, fruta amazônica altamente nutritiva!

Publicado

no

O muruci é uma fruta típica do norte e nordeste do Brasil, com nome científico de Byrsonima crassifolia, sendo um dos frutos mais populares da floresta amazônica. Ele tem a coloração amarela e pertence a família Malpighiaceae. Outros nomes que o muruci recebe (além do murici) é murici-da-praia, murici-do-brejo, comomuruci, pau-de-curtume, maricão, nancito, nancillo, nance, maurissi, mauricif, bois-tan, langossi. O fruto é pequeno, ligeiramente oleoso e com sabor intenso!

O nome da fruta é de origem Tupi e significa “árvore pequena”, característica da árvore do Murici que tem altura média de 6 a 16 metros. A época de floração é entre os meses de novembro a janeiro, com diversas flores pequenas, amarelas e em cachos. A partir do mês de março, a população já tem acesso ao pequeno fruto que mede em torno de 0,8 cm.

Ele nasce em arbusto ou árvore pequena, geralmente formando touceiras ou raramente isoladas, contendo raízes profundas. Suas folhas são opostas, pecioladas e coriáceoas. As flores, de coloração amarelada, apresentam glândulas visíveis no cálice. O fruto é uma drupa amarelada, esférica, contendo raízes profundas. Suas folhas são opostas, pecioladas e coriáceas. As flores, de coloração amarelada, apresentam glândulas visíveis no cálice.

Reproduz-se por sementes e nasce espontaneamente em campos, cercados e tabuleiros arenosos do litoral, não necessitando de cultivo. A colheita pode ser feita em qualquer época do ano, e o fruto maduro, somente nos meses de fevereiro a maio. O Fruto maduro é rico em gorduras e de alto valor nutritivo e que ocorre em praticamente todo território nacional e integra os hábitos de consumo tradicional na Amazônia e na região Nordeste nas quais é ingerido ao natural ou ainda em doces, sucos e demais preparações da culinária regional.

A flor do Muruci (Foto / Edilson Giacon)

A flor do Muruci (Foto / Edilson Giacon)

O murici já atraiu a atenção de renomados chefs de cozinha por seu aroma e gosto salgado, lembrando queijo. Estudos anteriores constataram que alguns clones de muricizeiro apresentaram teores de lipídeos tão elevados quanto os do buriti; de proteínas maiores que os da graviola; ou de fibras tão altos quanto os do açaí.

Na Amazônia e na região Nordeste é muito popular, consumida ao natural ou como polpa de fruta, refresco, sorvete, doce, geleia, licor, cremes, bolos, pudins e bebidas. Rica em gordura, a fruta tem sido uma fonte de energia usual entre as populações locais.

 

Muruci da Praia Byrsonima Malpighiaceae Fruta Nativa da Amazônia

Muruci da Praia Byrsonima Malpighiaceae Fruta Nativa da Amazônia

O muricizeiro está disperso em quase todo o País, e como é considerado quase um “mato”, ainda não é plantado em escala comercial. No entanto, o murici ou muruci é considerado uma fruta de futuro promissor no mercado, com grande potencial para a alimentação humana.

Quais os benefícios do Muruci?

  • A fruta contém cerca de 66 calorias em uma porção de 100g de polpa e uma grande quantidade de benefícios que tem ação cicatrizante e anti-inflamatória.
  • Fonte de vitamina C, outras do complexo B, ferro e cálcio.
  • Sistema Imunológico: fonte de Vitamina C, esse nutriente é saudável e pode atuar como antioxidante, prevenindo o surgimento de algumas doenças, como resfriados e possíveis cânceres;
  • Anemia: é uma fonte de ferro, essencial na prevenção e tratamento contra anemia;
  • Câncer: o Muruci tem propriedades anticancerígenas. Possui substâncias que podem restringir o crescimento de tumores e o surgimento de radicais livres nocivos;
  • Diabetes: pode atuar na perda de peso e na regulação da a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o excesso de glicose no corpo;
  • Emagrecimento: com propriedades diuréticas, o consumo do Muruci ajuda na remoção de fluidos corporais através da urina e estimula os rins a liberar substâncias que ajudam no processo de emagrecimento;
  • Estômago e intestino: essa fruta possui bastante fibras e pode auxiliar no bom funcionamento do sistema digestivo, evitando diarréias e constipação.

 

 

Fruta Muruci

Fruta Muruci

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Asfalta Manaus

MANAUSAsfalta Manaus – pavimentando o caminho de uma nova cidade

O cuidado cada vez mais perto

O cuidado cada vez mais perto

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações