Veja a maior vitória régia do mundo! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 19 de Março de 2024

Curiosidades

Veja a maior vitória régia do mundo!

Publicado

no

Jardins Botânicos Reais de Kew/Foto: Carlos Magdalena/CicloVivo

A Vitória-régia, também conhecida como Vitória Amazônica é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica e que carrega muitas curiosidades sobre ela. A primeira é que a Vitória Régia tem esse nome devido uma homenageam a rainha Vitória, da Inglaterra, o que mostra que casos de biopirataria são desde sempre.  Outra curiosidade é que na cultura afro-brasileira, ela é considerada uma folha sagrada. Na lenda do folclore, é uma índia que se afogou no rio após tentar beijar o reflexo da lua, para citar algumas das importâncias e relevâncias histórica e culturais nos povos amazônicos.

Jardins Botânicos Reais de Kew/Foto: Carlos Magdalena/CicloVivo

Jardins Botânicos Reais de Kew/Foto: Carlos Magdalena/CicloVivo

Por falar na Inglaterra, foi lá que os pesquisadores descobriram uma nova subespécie – considerada a maior do mundo. Essa nova espécie foi batizada de Victoria boliviana, suas folhas podem crescer até três metros de largura. É nativa da Bolívia e cresce em um dos maiores pântanos do mundo, os Llanos de Moxos, na província de Beni. Assim como as vitórias amazônicas, ela produz muitas flores por ano, mas elas abrem uma por vez e por apenas duas noites, mudando de branco para rosa e cobertas de espinhos afiados.

LEIA TAMBÉM  Vídeo +18 : Você já ouviu falar no Spring Break dos americanos?


Recentemente os pesquisadores descobriram , em mais de um século, que a Victoria boliviana é a maior conhecida no mundo com suas folhas que chegam a três metros de largura em estado selvagem. E o recorde atual para a maior espécie está nos Jardins La Rinconada, na Bolívia, onde as folhas cresceram até 3,2 metros.

O botânico Carlos Magdalena , um dos maiores especialistas em nenúfares do mundo , suspeitava há muito que a planta era diferente das outras duas espécies gigantes conhecidas , Victoria Amazônica e Victoria Cruziana .

Suas suspeitas levaram- no a pedir a cientistas da Bolívia – do Herbário Nacional da Bolívia , do Jardim Botânico de Santa Cruz e do Jardim Botânico Público La Rinconada – a doação de algumas sementes ao Jardim Botânico Real de Kew .

LEIA TAMBÉM  Conheça o Poliamor : Todos são felizes e fazem rodízio de camas diariamente

” Isso supôs que pudemos cultivá – la juntamente com as outras duas espécies sob exatamente as mesmas condições . Uma vez que o fizemos , pudemos ver claramente que cada parte da planta era totalmente diferente “ , explicou à BBC o botânico espanhol , enquanto descreveu o achado como o ” destaque ” da sua carreira . Junto com Carlos , a ilustradora botânica Lucy Smith realizou desenhos científicos detalhados das três espécies para o que teve que acessar a estufa à noite , já que as flores dos nenúfares só saem no escuro . Nenúfar de La Rinconada , também no nosso país.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Os nenúfares gigantes – descobertos no século XIX – foram uma maravilha natural da época , e o gênero recebeu o nome da rainha Vitória da Inglaterra . Com a nova espécie descoberta agora existem três espécies deste tipo . A nova descoberta mostra que os nenúfares continuam a guardar algumas surpresas e os cientistas afirmam que ainda há muito a aprender sobre eles . ” Nenhuma das três espécies foi muito bem estudada ” , explicou o cientista Alex Monro , do Jardim Botânico Real de Kew .

LEIA TAMBÉM  Bebê com mais de 6kg entra para lista de maiores do mundo, na Austrália

” Ainda não sabemos quantas populações existem e quanto variam de tamanho . Nós não entendemos muito bem a biologia da polinização . Não sabemos muito sobre a dispersão da espécie : como ela se transmite de um lugar para outro . ” ” Então ainda há muitas incógnitas . E eu acho que , por serem tão grandes , tão óbvias , as pessoas não pensaram em estudá – las com tanto detalhe . ” A descrição desta planta foi publicada no post Frontiers in Plant Science .

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações