Conheça o novo modelo de gestão regional das Unidades de Conservação do Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Amazonas

Conheça o novo modelo de gestão regional das Unidades de Conservação do Amazonas

Publicado

no

As Unidades de Conservação (UC) do Amazonas passam a contar com um novo modelo de gestão regional. O formato foi apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), na quinta (23/07) e nesta sexta-feira (24/07), a comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, localizada no município de Beruri, distante 173 quilômetros de Manaus.

Esta é a primeira vez que o Governo do Estado propõe uma atualização nas áreas protegidas do Amazonas. A iniciativa reformula o arranjo de gestão, no intuito de integrar todos os territórios das UC, por coordenações regionais – idealizadas segundo o desenho geográfico do estado.

O Amazonas possui quase 19 milhões de hectares de áreas estaduais legalmente protegidas sob gestão da Sema. Segundo o secretário de estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o novo formato de gestão pretende promover uma administração eficiente, considerando a realidade de cada região.

“A Sema trabalha pautada no fortalecimento econômico, social e ambiental nas Unidades de Conservação. Estamos propondo uma nova forma de distribuição dos pontos focais da Sema nas áreas protegidas. É um processo novo, que foi pensado para uma gestão eficiente e integrada em todo o território do estado”, informou Taveira.

LEIA TAMBÉM  Imagens e vídeos do avião que caiu em Manaus nesta segunda-feira (16)

Das 42 UC gerenciadas pela Sema, inicialmente, 36 devem adotar o regime de gestão compartilhada por região. Essas áreas protegidas passarão a compor as Coordenações Regionais: Rio Solimões, Rio Negro Margem Direita, Rio Negro Margem Esquerda, Rio Amazonas, Baixo Purus, Médio Purus, Rio Madeira e Coordenação Regional Sul do Estado.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Permanecem com o mesmo modelo de gestão a RDS Uacari, RDS Cujubim, Reserva Extrativista (Resex) Rio Gregório, Parque Estadual (Parest) Sumaúma, Parest Serra do Aracá e Reserva Biológica (Rebio) Morro dos Seis Lagos. A RDS Piagaçu-Purus foi a primeira a ser contemplada com a apresentação do novo modelo.

Fortalecimento das Unidades de Conservação – Para o vice-presidente da Associação dos Moradores e Entorno da RDS Piagaçu-Purus (Amepp), Antônio de Souza, o modelo de gestão anterior era marcado por uma parceria entre comunitários e técnicos da Secretaria. A expectativa é que o novo formato seja a extensão dos bons resultados já anteriormente obtidos.

LEIA TAMBÉM  Vídeo +18: irmã flagrada em suposto incesto em Itacoatiara toma atitude radical

“Quando a Sema nos informou sobre um novo modelo de gestão, a gente pensou: será que vai dar certo? Mas agora que vimos a apresentação do modelo, nós percebemos que a Piagaçu-Purus ficou com dois gestores para fazer a assessoria aqui. Eu acho que vai ser uma gestão com mais pontos positivos”, destacou o representante da Amepp.

A engenheira de pesca e assessora técnica da Sema, Larissa França, reforçou que o Seminário Integrado é uma oportunidade de fortalecer a organização social entre os comunitários, bem como a parceria entre as instituições. “O seminário tem como finalidade esclarecer alguns questionamentos dos comunitários, sobretudo com o nosso retorno ao campo no pós-pandemia”, pontuou.

Foto: Lucyleny Rocha/Sema

Educação ambiental – A agenda de atividades do semiárido incluiu ainda uma palestra de educação ambiental e uma discussão sobre a reativação dos Agentes Ambientais Voluntários (AAV) na RDS Piagaçu-Purus. Na oportunidade, a equipe da Sema também apresentou o status de revisão do Plano de Gestão da RDS e anunciou a previsão de publicação do material até o final de agosto deste ano.

LEIA TAMBÉM  Programação natalina é destaque na agenda do fim de semana

Doações – No encontro, que reuniu 71 comunitários, foram distribuídos parte dos 1.280 kits de higiene doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para prevenção à Covid-19. A Sema realizou ainda a entrega dos equipamentos de combate às queimadas doados pela WWF-Brasil no início do ano.

Seminário Integrado – A programação do Seminário Integrado segue até a tarde desta sexta-feira (24/07), na sede da Amepp, situada na comunidade de São Sebastião do Itapuru, dentro da RDS.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

O segundo e último dia de atividades será focado na construção conjunta de um cronograma de atividades, que serão executadas pelos comunitários da UC, pela Sema e pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) até o final de 2020. Além do planejamento, a Sema também apresentará um panorama do ordenamento pesqueiro na RDS e nas áreas do entorno.

Foto: Lucyleny Rocha/Sema

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações