Conhe√ßa os “Jardins do diabo” em plena floresta amaz√īnica

893

Na Floresta Amaz√īnica existem clareiras misteriosas que contrastam com a diversidade da vegeta√ß√£o, porque nelas s√≥ cresce praticamente uma √ļnica esp√©cie de √°rvore, esses lugares s√£o os chamados “jardins do diabo” onde, segundo a lenda, na regi√£o, habitariam esp√≠ritos malignos da floresta.

A árvore, em questão, é a duroia (Duroia hirsuta), de acordo com os nativos, é a favorita dos seres sobrenaturais.

√Ä noite, segundo as lendas, eles limpariam as ervas daninhas do jardim e evitariam que qualquer outra planta no local cres√ßa. Assim, ningu√©m se atreve a entrar nessas √°reas ap√≥s o p√īr-do-sol.

 

Diante da diversidade da mata fechada, você se depara de repente com um espaço aberto, onde há apenas um tipo de árvore. Imagem - SCIENCE PHOTO LIBRARY
Diante da diversidade da mata fechada, você se depara de repente com um espaço aberto, onde há apenas um tipo de árvore.
Imagem – SCIENCE PHOTO LIBRARY

Por√©m, os cientistas encontraram outra explica√ß√£o para o fen√īmeno inusitado, quase t√£o fascinante quanto a vers√£o dos habitantes da floresta.

Formigas vivem dentro do caule da √°rvore - Imagem - SCIENCE PHOTO LIBRARY
Formigas vivem dentro do caule da √°rvore – Imagem – SCIENCE PHOTO LIBRARY

As hastes das folhas das √°rvores t√™m incha√ßos por onde entram e saem pequenas formigas Myrmelachista schumanni. Essas c√Ęmaras s√£o seu habitat, desenvolvido especialmente para elas pelas √°rvores. Salvas de predadores, as formigas guardam nelas seus ovos e larvas. Elas possuem¬†ainda com um arm√°rio de mantimentos: se alimentam do l√≠quido doce de outros pequenos insetos.

No interior do caule, inseto branco serve de alimento
No interior do caule, inseto branco serve de alimento –¬†Imagem – SCIENCE PHOTO LIBRARY¬†

A hospedagem também beneficia a árvore nessa curiosa simbiose, uma vez que as formigas oferecem um serviço valioso: protegê-la de seus inimigos.

Inseto que se parece com um galho é uma ameaça à árvore que hospeda as formigas
Inseto que se parece com um galho √© uma amea√ßa √† √°rvore que hospeda as formigas –¬†Imagem – SCIENCE PHOTO LIBRARY¬†

Os insetos se alimentam de maneira geral de folhas de plantas, quando conseguem, pois as duroias s√£o protegidas por um ex√©rcito peculiar.¬†Isso tamb√©m vale para os insetos de grande porte – alguns chegam a ser milhares de vezes maior do que as formigas. Diante do ‘invasor’, esses soldados min√ļsculos adotam uma estrat√©gia: identificam seu ponto fraco e atacam, at√© que ele se renda.

Por maior que seja, o 'invasor' tem um calcanhar de Aquiles... e as formigas sabem disso
Por maior que seja, o ‘invasor’ tem um ponto fraco e as formigas sabem disso –¬†Imagem – SCIENCE PHOTO LIBRARY¬†

Mas as formigas n√£o se encarregam apenas de repelir animais que podem trazer danos √† √°rvore. Talvez o mais surpreendente √© que mant√™m afastadas tamb√©m plantas que competem com ela. Regularmente, pelot√Ķes de formigas deixam seus quart√©is para patrulhar a vizinhan√ßa.

No interior do caule, inseto branco serve de alimento
No interior do caule, inseto branco serve de alimento –¬†Imagem – SCIENCE PHOTO LIBRARY¬†

Quando se deparam com um broto novo, se é da família de seu hospedeiro, deixam-no em paz. Mas se é um intruso, o ataque começa mordendo seus ramos, ferindo a planta constantemente, até que ela comece a murchar. As formigas também injetam ácido fórmico nas feridas da vítima. O veneno se espalha por meio dos tecidos, acelerando a morte.

O √°cido f√≥rmico √© um herbicida org√Ęnico que os seres humanos usam para conservar alimentos, enquanto as urtigas e formigas o utilizam como urticante. O sabor deste √°cido inspirou o nome popular das aguerridas Myrmelachista schumanni: formigas-lim√£o.

Formigas vivem dentro do caule da √°rvore
Formigas vivem dentro do caule da √°rvore

Com a morte dos intrusos, as formigas ampliam seu jardim. Essa técnica drástica de jardinagem traz benefícios tanto para a árvore quanto para as formigas. Ao assegurar a seu anfitrião mais espaço para expandir sem competição, as formigas garantem também mais moradias para que possam se reproduzir e aumentar seus exércitos.

Formigas injetando o veneno  - Imagem - SCIENCE PHOTO LIBRARY
Formigas injetando o veneno – Imagem – SCIENCE PHOTO LIBRARY

A col√īnia no campo pede medir 1.300 metros quadrados¬†formada por cerca de tr√™s milh√Ķes de formigas oper√°rias e 15.000 rainhas, em alguns casos.

 

Coment√°rios

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.