Home Entretenimento Curiosidades Conheça os principais tipos de quadra no tênis profissional

Conheça os principais tipos de quadra no tênis profissional

5 minutos o tempo de leitura
40

Entenda quais são os tipos de quadra escolhidos a dedo pelas organizações de tênis e quais as características de cada uma delas.

O tênis é um dos esportes mais populares em todo o mundo, muitos acreditam que este seja um esporte em geral mais simples do que outros, porém o tênis é um esporte tão complexo quanto vários outros tradicionais e exóticos. A grande diferença do tênis para os demais é que a sua complexidade está nos pequenos detalhes dos poucos elementos que compõem o esporte como um todo.

Estes elementos são tão complexos, que jogadores profissionais desenvolvem um nível profissional para todos eles, mas escolhem focar em apenas um para masterizar. Pois a escolha de um elemento já é o bastante para que o jogador tenha que se esforçar ao máximo para dominá-la de forma que isso lhe dê uma vantagem competitiva relevante.

Um destes elementos é o tipo de quadra e neste artigo nós vamos entender melhor quais são os tipos escolhidos para serem oficiais em campeonatos oficiais de tênis profissional e quais são as suas principais características que fazem tantos jogadores suarem frio ao entrarem em campo, e para que também você possa levar este elemento em consideração na próxima vez que estiver montando os seus palpites tenis.

Conheça os principais tipos de quadra no tênis profissional
Conheça os principais tipos de quadra no tênis profissional / Foto : Divulgação

Tipos de quadra no tênis profissional

Os tipos de quadra são um fator muito relevante para os jogadores profissionais que querem ganhar títulos importantes no tênis, isso porque os principais campeonatos internacionais ou Grand Slams como: Rolland Garros, Wimbledom e US Open utilizam tipos diferentes de quadra em cada um deles.

Então, se o jogador profissional quer ser o melhor nestas competições deve dominar cada um dos tipos de quadras e suas características, são eles:

Quadra de Saibro

As quadras de saibro são as mais emblemáticas no tênis, isso pois possuem uma cor característica e vibrante que sempre enche os olhos dos espectadores da partida. São quadras mais comuns em grandes campeonatos, é a quadra oficial do campeonato mundial de tênis mais popular do mundo, o Rolland Garros.

Apesar do nome, as quadras de saibro não são feitas exatamente de argila. Na verdade, as quadras de saibro vermelhas são feitas de tijolos triturados e as quadras de saibro verdes são feitas de um material chamado de metabasal.

Em uma quadra de saibro, as bolas de tênis tendem a balançar mais devagar e quicar mais alto. Uma característica distinta deste tipo de quadra é a possibilidade de deslizar e bater na bola ainda em movimento, trazendo mais dinamismo para o jogo.

Quadra de Grama

As quadras de grama são comuns em alguns lugares do mundo, como também no Brasil, são mais escassas que as de saibro, por exemplo, por serem mais difíceis de se manter. Estão presentes em campeonatos do circuito profissional e o campeonato mais famoso com uma quadra de grama como tipo oficial é o Grand Slam de Wimbledom.

Assim como seu nome sugere, a quadra é feita de grama. Suas principais características incluem uma superfície muito mais escorregadia, a bola de tênis neste tipo de quadra tende a quicar rapidamente e não ir muito alto, além de deixar a movimentação dos jogadores mais difícil por ser uma superfície bem escorregadia.

Quadra dura

As quadras duras são o tipo de quadra mais fácil de se construir e manter, por isso são comuns no mundo todo em quadras comuns e também em circuitos profissionais. Podem ser feitas tanto de asfalto quanto de concreto, e são o tipo de quadra oficial de dois Grand Slams: US Open e Australia Open.

Neste tipo de quadra, o jogador pode esperar um dinamismo muito maior, pois a sua superfície permite que a bola de tênis tenha movimentos muito mais previsíveis. A bola salta rapidamente e quica relativamente alto, mas a principal vantagem para os jogadores é que a sua movimentação é mais firme, permitindo que apliquem todo e qualquer tipo de golpe sem maiores problemas.

Concluindo

Como vimos, o tênis pode ser bem mais complexo do que parece, apenas o tipo de quadra pode mudar completamente a estratégia do jogador e fazer com que este tenha de utilizar todas as suas habilidades para criar uma estratégia de jogo que se encaixe melhor nas características de cada um dos tipos de quadra.

Por isso o tênis é um esporte tão interessante de se acompanhar e seus atletas merecem um grande reconhecimento pelos seus feitos no esporte.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Sexta-Feira 13 é ótimo dia pra fazer rituais de aceitação! Confira esse banho poderoso e simples!

Amanhã é sexta-feira 13 e isso é um ótimo dia para quem quer fazer algum trabalho exotéric…