Criando um guia de estilo para o design do seu logotipo - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 01 de fevereiro de 2023

Curiosidades

Criando um guia de estilo para o design do seu logotipo

Publicado

no

Criando um guia de estilo para o design do seu logotipo

Quanto mais você aprender sobre design de logotipo, mais perceberá que não é um processo único. Você pode ter pensado em seu logotipo como uma imagem estática que nunca mudaria, mas conforme sua empresa cresce e evolui, suas necessidades também aumentam. Uma ótima maneira de atender a essas necessidades é criar um guia de estilo para o design do seu logotipo.

Escolhendo uma fonte

Escolher uma fonte para sua marca é uma grande decisão. Não é algo para se tomar de ânimo leve. Você quer que seu logotipo seja fácil de ler, memorável e versátil. Você também deseja escolher uma fonte que funcione bem com sua marca. Se você está procurando inspiração, confira algumas das melhores marcas no Instagram e veja quais fontes elas usam. Você pode até considerar usar um site como o https://logomaker.net/pt para criar logotipos em diferentes fontes para ver o que funciona mlogomaker.netelhor antes de tomar uma decisão final.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Avaliando o impacto do seu logotipo

Depois de todo o seu trabalho e consideração, é importante dar um passo atrás e avaliar o impacto que seu logotipo está causando.

O primeiro passo para avaliar se o seu logotipo é ou não eficaz é determinar onde ele será usado. Isso inclui mídias off-line (impressão, embalagem) e mídias digitais (sites). Alguns logotipos são feitos para impressão em grandes formatos em outdoors ou banners; outros são projetados para aparecer em sites apenas em pequenas proporções. Sua avaliação deve levar em consideração como cada um desses tipos de mídia afeta o design do guia de estilo para que você possa fazer os ajustes necessários antes da implementação.

Pensando em variantes claras, médias e escuras

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

O logotipo principal e suas variantes são usados de maneiras diferentes. O logotipo principal é visto em um site e suas variantes são usadas em materiais de marketing. Por exemplo, se você tem um estilo muito minimalista, pode usar a opção de cor mais clara para sua marca principal e, em seguida, ter uma versão escura elegante para impressão. Ao trabalhar com vários estilos, é importante pensar onde cada um será usado antes de escolher quais cores eles devem apresentar.

Você também deve considerar a aparência do seu conteúdo quando for reduzido ou visualizado em dispositivos móveis — o mesmo design pode não se traduzir bem em versões menores de si mesmo. Se você estiver trabalhando com várias cores em seu design (como fizemos), certifique-se de que cada variante de cor seja legível em qualquer tamanho sem ser tão pequena que se torne ilegível ou pixelada!

Criando variações para diferentes usos

Ao criar um logotipo, você deseja que ele seja flexível o suficiente para funcionar em várias situações. Seu logotipo deve ser dimensionado para cima ou para baixo e caber em diferentes formatos, como cartões de visita ou cabeçalhos de sites. Também deve ficar bem em preto e branco, bem como em cores.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

A capacidade do design do seu logotipo de se adaptar a várias plataformas é chamada de escalabilidade, que é uma das características mais importantes de um design de identidade de marca eficaz. Por exemplo: se você estivesse trabalhando em uma placa de identificação de uma loja de roupas (e não tivesse outros materiais de marca), o que aconteceria se sua empresa se tornasse uma rede internacional? Você deve ter visto isso acontecer com a Starbucks quando eles se expandiram internacionalmente – eles tiveram que ajustar seu logotipo original porque era muito complexo para lojas menores sem muito espaço para descrição de texto; a solução deles foi criar versões mais abstratas que pudessem caber em letreiros menores sem perder sua essência

Entenda o que é um guia de estilo e sua finalidade

Um guia de estilo é um documento que descreve as regras e diretrizes para o design do seu logotipo. Ele incluirá tudo, desde paletas de cores a tipos de letra, e servirá como um recurso inestimável para qualquer pessoa que esteja trabalhando na identidade de sua marca.

Criar um guia de estilo é especialmente importante se você estiver trabalhando com vários designers ou agências para criar a marca de sua empresa. Uma linguagem visual forte pode ser difícil de alcançar quando não há um formato ou sistema definido, mas ao criar um guia de estilo abrangente com antecedência, você evitará problemas de comunicação mais tarde!

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Decida quais elementos incluir em seu guia de estilo de marca

Ao criar seu guia de estilo de marca, é importante incluir tudo o que faz parte da marca. Isso inclui o logotipo, paleta de cores e fontes. Esses elementos gráficos são o que compõem a identidade da marca e devem ser incluídos em qualquer guia de estilo que você criar.

Se você tiver vários logotipos para usos diferentes (ou seja, um para impressão, outro para mídia social), é necessário observar quais variações existem ao registrá-los em seu guia de estilo. Você também quer certificar-se de que quaisquer ícones ou símbolos adicionais sejam incluídos para que não sejam esquecidos mais tarde – ou pior ainda, alguém tente criá-los de memória!

Desenvolva seu modelo de guia de estilo de logotipo

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Um guia de estilo de logotipo é um documento que descreve como seu logotipo deve ser usado. Deve conter o logotipo, suas variações, tipografia da marca, paleta de cores e outros elementos.

Para criar um modelo de guia de estilo para o seu negócio:

  • Liste todos os logotipos que você desenvolveu até agora em seu portfólio ou em uma página de arquivo em seu site. Se você ainda não criou nenhum logotipo, mas deseja usar esse método para designs futuros, comece com a aparência de cada um criando esboços de designs em potencial antes de prosseguir com eles (ou inclua esboços nesta etapa).
  • Liste todos os outros elementos que precisarão ser incluídos em cada design (por exemplo, se houver várias versões de um logotipo baseado em ícone – como dois ícones que representam produtos diferentes sob o guarda-chuva de uma marca – liste esses elementos separadamente).
  • Inclua detalhes específicos sobre cada elemento, incluindo especificações de tamanho (por exemplo, usando resolução de 72 dpi), informações de cores (quaisquer referências Pantone) e regras de posicionamento (se houver certas áreas onde o conteúdo não pode ser colocado).

Conclusão

E aí está! Existem muitas etapas para criar um guia de estilo de logotipo e o processo pode ser assustador. Mas a recompensa vale a pena – ter uma visão clara de como sua marca aparecerá em diferentes plataformas garantirá que todos os seus materiais de marketing, de anúncios impressos a anúncios digitais, se comuniquem perfeitamente.

Criando um guia de estilo para o design do seu logotipo

Criando um guia de estilo para o design do seu logotipo

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações