Curiosidades sobre o Dia da Amazônia - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 28 de Abril de 2024

Curiosidades Amazônicas

Curiosidades sobre o Dia da Amazônia

Publicado

no

Curiosidades sobre o Dia da Amazônia

A primeira curiosidade que trarei pra vocês é sobre a Origem da data do Dia da Amazônia:

O Dia da Amazônia é comemorado no dia 5 de setembro e tem como função conscientizar toda a sociedade a respeito dessa importante riqueza natural.

O dia da Amazônia foi instituído pela Lei 11.621 de 2007 para homenagear a criação da Província do Amazonas, em 1850, sim, hoje aqui para nós amazonenses é um Feriado Estadual. Dia da Elevação do Amazonas à Categoria de Província. Portanto, a data de 5 de setembro é um dia de celebração para o Amazonas, já que há 173 anos o Estado, antes capitania de São José do Rio Negro, foi elevado à categoria de província e se tornou independente do Grão-Pará (atualmente o Estado do Pará). Ou seja, é a nossa Independência.

Curiosidades sobre o Dia da Amazônia

Curiosidades sobre o Dia da Amazônia

Assim, o Dia da Amazônia tem essa ligação com o Estado do Amazonas e serve ainda para conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta, um dos patrimônios naturais mais valiosos da terra.

LEIA TAMBÉM  Significado da Lua Cheia nas diversas culturas amazônicas

Algumas curiosidades sobre a Amazônia

  • O Bioma Amazônia possui 4 milhões 196 mil e 943 km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela).
  • A Amazônia corresponde a 49,29% do território brasileiro.
  • Aqui no Brasil, A Amazônia apresenta 26% da sua área protegida, porém, infelizmente, muitos ignoram essa proteção.
  • “A Amazônia está presente em nove estados do nosso país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso.
  • A Amazônia é o maior bioma brasileiro, e a sua bacia hidrográfica é a maior do mundo.
  • O rio Amazonas lança ao mar aproximadamente 175 milhões de litros de água por segundo.
  • A Amazônia é o lar de inúmeras espécies de animais e vegetais, sendo essas matérias-primas muito importantes, por exemplo, para a fabricação de medicamentos. A região abriga uma variedade de animais únicos, como o boto cor-de-rosa, o Uacari, o Sauim de Coleira de Manaus, peixe-boi-da-amazônia, a lontra neotropical, e o poraquê amazônico, descoberto há 3 anos atrás e que essa nova espécie de peixe-elétrico emite 860 volts, descarga mais forte já registrada em animal, ou seja, o tempo todo estão sendo descobertas novas espécies e isso nos dá a dimensão biodiversidade que existe na Amazônia.
  • Para se ter ideia, segundo o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), na Amazônia são encontrados cerca de 30 milhões de espécies animais.
  • A vitória-régia (Victoria amazonica) é uma planta típica da região amazônica e destaca-se por ser uma das maiores plantas aquáticas do mundo. Uma única folha dela pode apresentar um diâmetro de mais de dois metros, e suas flores atingem até 33 cm. Mas claro, não dá pra subir nela. Embaixo é até o tucupi de espinhos…
  • O besouro Titanus giganteus é uma espécie de inseto que se destaca pelo seu tamanho maceta. O Titanus giganteus é o maior besouro do planeta e pode ser encontrado na Amazônia. Esse inseto chega a apresentar cerca de 22 cm.
  • A Amazônia abriga uma grande quantidade muito significativa de comunidades tradicionais. Em números, segundo a ISPN, o bioma reúne a maior parte dessa população no Brasil, são cerca de 440 mil indígenas. São mais de 180 povos indígenas, além de vários grupos isolados³ vivendo no bioma. Eles juntos ocupam uma área de cerca de 110 milhões de hectares. Para se ter uma ideia da grandiosidade, a terra Yanomami, localizada em Roraima e no Amazonas, possui mais de 25 mil indígenas.
  • Embora não tão conhecidas como os povos indígenas, há também outras populações tradicionais nos meandros do bioma, como seringueiros, quilombolas, ribeirinhos, pescadores e pescadoras artesanais, agricultores familiares, piaçabeiros, peconheiros, e outros.
  • E para nós não perdermos essa riquize, é preciso que todos ajudem a proteger a Amazônia. Como? Simples, basta por exemplo você reduzir o consumo de produtos que contribuam para o desmatamento, , considere o uso de energia solar, separe o lixo , reaproveite, reduza o uso de plásticos, não desperdice água e espalhar conscientização são maneiras eficazes de fazer a diferença.
  • Lembrando que cada pequena ação faz a diferença e, ao adotar essas práticas, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente, da Amazônia e, mais do que isso, para um futuro mais sustentável e saudável.
LEIA TAMBÉM  Das 35 espécies de piranhas existentes, alguma é vegetariana? Saiba a resposta e aprenda mais sobre as piranhas!

Confira o vídeo que fiz ilustrando e mostrando curiosidades sobre o Dia da Amazônia

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações