Dep. Roberto Cidade prioritiza demandas que fortalecem a causa indígena durante seu mandato - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 13 de junho de 2024

Política

Dep. Roberto Cidade prioritiza demandas que fortalecem a causa indígena durante seu mandato

Publicado

no

Mandato de Roberto Cidade tem atenção especial às demandas que fortalecem a causa indígena / Foto: Divulgação Assessoria

No dia em que todos são chamados a refletir sobre a luta dos povos indígenas por reconhecimento e respeito, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), chama a atenção para algumas de suas proposituras que buscam apoiar iniciativas que fortalecem a causa indígena. Desde o seu primeiro mandato, o parlamentar destinou mais de R$ 5,5 milhões em emendas para contemplar questões fundamentais aos povos originários.

“A luta dos povos indígenas é antiga, é justa e merece a nossa atenção. Nosso mandato tem o compromisso de ser múltiplo, abrangente e com a causa indígena não seria diferente. Temos destinado emendas e buscado ajudar os municípios e os parlamentares do interior que legislam em favor desse tema que ganha ainda mais visibilidade neste 19 de abril. Neste dia, reforço nosso compromisso com os povos indígenas e com as demandas que lhes são importantes”, disse o parlamentar.

LEIA TAMBÉM  Após Bolsonaro decretar 100 anos de sigilo para esconder encontros de Michelle, Michelle ataca Lula

São de autoria de Cidade, emenda destinada à Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (FEPIAM), para aquisição de materiais diversos aos povos indígenas; outra emenda destinada à aquisição de cestas básicas, que foram entregues às populações atingidas pela severa estiagem ocorrida no Estado em 2023.

Antes da grave estiagem enfrentada no Amazonas, o deputado já havia destinado emenda para aquisição de gêneros alimentícios visando atender as comunidades indígenas do Estado que se encontravam em estado de hipossuficiência alimentar e/ou condições socioeconômicas adversas.

Para auxiliar na promoção econômica, Cidade destinou emenda com o objetivo de implementar políticas públicas voltadas ao empreendedorismo por meio de feiras itinerantes de artesanatos.

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo

Também é de destinação do parlamentar emenda que permitiu a formalização de um Termo de Fomento com o Instituto Numiá de Desenvolvimento Cultural da Amazônia – Instituto Numiá, que possibilitou a implementação de projeto de inclusão digital, democratização da internet e conectividade em comunidades indígenas da região do Alto Solimões.

LEIA TAMBÉM  Eleição pode sofrer nova reviravolta no Amazonas

“Sei que ainda temos um grande caminho a percorrer no que se refere ao respeito à causa indígena, que ainda temos muito o que aprender, no entanto reafirmo meu compromisso de sempre estar à disposição de participar do debate, de apresentar propostas e destinar emendas que possam colaborar com as demandas dos povos originários”, reforçou.

LEIA TAMBÉM  Roberto Cidade cria PL que prioriza atendimento aos doadores de sangue raro

Lei sancionada

Roberto Cidade também é autor da Lei n° 5.492/2021, que instituiu no Calendário Oficial do Estado do Amazonas, o Dia da Mulher Indígena, a ser comemorado sempre em 5 de setembro.

O objetivo é dar visibilidade à condição das mulheres indígenas, reconhecendo-as como sujeitos de direitos e o aporte de seus conhecimentos para erradicar a pobreza.

“Nossa ideia é reconhecer e valorizar essa memória de resistência das mulheres indígenas, além de reservar mais uma data para discutir, refletir, fortalecer e, principalmente, reivindicar as questões, pensamentos e necessidades que as mulheres indígenas, ainda hoje, vivenciam no seu cotidiano”, finalizou o deputado.

Mandato de Roberto Cidade tem atenção especial às demandas que fortalecem a causa indígena / Foto: Divulgação Assessoria

Mandato de Roberto Cidade tem atenção especial às demandas que fortalecem a causa indígena / Foto: Divulgação Assessoria

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações