Dicas para montar um cantinho de café ideal em casa

116

O cafezinho tem papel social inquestionável na cultura, especialmente a do brasileiro. Ele é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água. Por isso, é uma ótima ideia reservar um cantinho de sua casa para dedicar ao momento do café. Quer algumas dicas de como montar o seu? Então acompanhe as sugestões a seguir.

Dicas para montar um cantinho de café ideal em casa
Dicas para montar um cantinho de café ideal em casa

Café: muito mais que uma bebida

O café representa muito mais do que apenas uma bebida: ele é um momento de interação social, seja entre amigos, família ou a trabalho. Ele tem o poder de trazer uma sensação de conforto, aconchego, e pode ser apreciado também individualmente, acompanhando uma boa leitura.

Para desfrutar deste momento, é possível montar em casa um cantinho do café, mesmo em locais com espaços limitados, como apartamentos.

Escolha qual estilo adotar

O seu cantinho do café pode ter o estilo que combinar mais com você ou com a decoração de sua casa. Ele pode ser mais moderno, com uma cafeteira elétrica; mais retrô, com acessórios que remetam a um estilo de época; ou mais rústico, com acessórios da roça, como canecas de alumínio esmaltado e coador de pano.

Já para o preparo do café, ele pode ser mais clássico brasileiro, coado no filtro. Mas há várias outras possibilidades, como a máquina de café espresso em cápsulas, que ganhou bastante popularidade; ou as cafeteiras italianas, onde os grãos do café são moídos na hora de beber.

Armazenamento de cápsulas

Se você possui uma máquina de café à base de cápsulas, elas são um ótimo elemento decorativo para seu cantinho.

Elas podem ser armazenadas, por exemplo, em um nicho suspenso na parede como quadro. Outra ideia mais simples é guardá-los soltos dentro de um recipiente de vidro, como aqueles redondos para aquário.

Qual suporte utilizar

O seu cantinho do café pode ser disposto em um móvel próprio para este fim. É possível utilizar um aparador ou um carrinho com rodízios, que pode ser levado para qualquer ambiente da casa.

Mas não é preciso necessariamente comprar um móvel novo para montar seu cantinho do café. Se você possui um móvel para bar em casa, os itens para o café podem se juntar a ele.

Se você tiver pouco espaço, aproveite a bancada da cozinha ou o balcão americano para montar seu kit café. Outra ideia é montar um ambiente da leitura em um cômodo da casa, com o cantinho do café junto a livros, revistas e uma poltrona confortável.

Decoração

É muito comum aproveitar o espaço da parede para poupar espaço e decorar o cantinho do café. Prateleiras podem ser afixadas para dispor os acessórios. Xícaras penduradas em ganchos também dão um charme especial e otimizam o espaço.

Quadros temáticos são muito bem-vindos. É possível afixar aqueles com frases, estilos que remetem a cafeterias ou até pintar a parede com tinta preta e desenhar sua mensagem com giz.

Outra ideia que funciona como elemento decorativo perfeito para o cantinho do café é dispor uma suculenta em uma xícara de cerâmica: lindo e temático.

O que incluir no canto do café

Na hora de reunir os elementos para compor seu cantinho do café, é possível incluir:

  • Bandeja;
  • Adoçantes diversos (adoçante dietético líquido ou em sachê, açúcar refinado, açúcar mascavo, demerara…);
  • Pote de biscoitos;
  • Canela em pó;
  • Caixa de chá;
  • Garrafa térmica;
  • Xícaras, pires e colheres;
  • Guardanapos…

O mais legal é que todos estes itens podem servir também como complemento da decoração.

Monte seu cantinho de café perfeito

Espero que estas ideias tenham te inspirado a montar um cantinho de café perfeito em casa.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o com os amigos! Aproveite e continue nos acompanhando para mais dicas como estas. Acesse o site Decor Fácil para ver outras inspirações e ideias como esta.

Comentários