A√ß√Ķes que ajudam a prospectar clientes no ramo advocat√≠cio

213

Assim como qualquer negócio, um escritório de advocacia só pode subsistir se tiver clientes. Portanto, a atividade de prospecção não deve ser negligenciada. Muitos advogados, porém, têm dificuldades na tarefa de buscar clientes, já que essa não é uma habilidade normalmente desenvolvida na formação de um profissional do Direito.

Em termos gerais, a qualidade no atendimento e o profissionalismo são fatores essenciais para quem deseja atrair novos clientes e fidelizar os que já fazem parte do portfólio. Porém, adotar algumas estratégias pode auxiliar nesse desafio.

Seguem algumas dicas fundamentais:

Aproveitar a rede de contatos atual

O boca a boca ainda √© a melhor propaganda que se pode ter. Ser bem referenciado por pessoas com quem se lida diretamente √© fundamental no caminho para o sucesso. Por isso, contar com a indica√ß√£o facilita muito o processo de prospec√ß√£o. √Č uma garantia a mais para o prospecto, um selo de confian√ßa. Portanto, √© inteligente fazer abordagens junto √† rede de contatos existente no sentido de torn√°-la uma ponte com outras pessoas que necessitam dos servi√ßos oferecidos pelo escrit√≥rio.

Por√©m, para contar com esse voto de confian√ßa, √© preciso cultivar um excelente atendimento junto aos clientes. Negligenciar os contratantes atuais durante a busca por novos √© um “verdadeiro tiro no p√©”: al√©m de desperdi√ßar uma possibilidade de propaganda espont√Ęnea, pode-se perder o que j√° se tem.

Otimizar a gest√£o do tempo

Muitos profissionais, diante da rotina atribulada, não conseguem destinar tempo às tarefas mais estratégicas para a empresa, como a prospecção de clientes. A saída é lançar mão de medidas que melhorem a produtividade. Uma forma de fazê-lo é buscando entender quais demandas tomam mais tempo para executar e encontrar formas de otimizá-las.

Nesse cen√°rio, a incorpora√ß√£o de recursos tecnol√≥gicos pode fazer a diferen√ßa. Tarefas mec√Ęnicas e repetitivas certamente podem ser automatizadas com a ajuda de um software jur√≠dico. O mercado j√° disp√Ķe de muitas op√ß√Ķes nesse sentido. O gestor deve optar por aquela que melhor se encaixe √†s caracter√≠sticas do escrit√≥rio. Assim, a equipe conseguir√° tempo para se dedicar √†s atividades mais relevantes para o sucesso do neg√≥cio.

Fazer um trabalho de qualidade nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para a prospecção. Porém, não basta criar um perfil nessas redes. O trabalho deve ser feito de forma criteriosa e embasada.

Uma dica para quem deseja atrair clientes com as redes sociais √© produzir bons conte√ļdos em sua √°rea de atua√ß√£o. Um conte√ļdo de qualidade extrapola as barreiras geogr√°ficas e, por meio do marketing jur√≠dico digital, √© poss√≠vel alcan√ßar pessoas em todo o pa√≠s.

A mensagem de apresenta√ß√£o do advogado deve ser bem elaborada. √Č preciso tomar cuidado para n√£o falar excessivamente de si ‚Äď do curr√≠culo, clientes, pr√™mios recebidos. O que importa √© falar do prospecto, demonstrar que entende suas necessidades e dificuldades, destacar como ele poderia se beneficiar ao contratar o escrit√≥rio.

Ser uma referência na área de atuação

Posicionar-se como um especialista em sua √°rea de atua√ß√£o √© muito importante. Al√©m de, como foi abordado, dedicar-se a¬† produzir conte√ļdos relevantes, fazer networking e estar presente em eventos relacionados √† √°rea s√£o estrat√©gias que naturalmente destacam o escrit√≥rio (ou advogado) como uma refer√™ncia no cen√°rio.

Buscar qualificação

O bom advogado deve estar sempre bem atualizado. Por isso, a busca frequente por qualificação e informação é altamente recomendável.

H√° na Internet sites com √≥timos conte√ļdos produzidos especialmente para a √°rea jur√≠dica. Por meio deles, √© poss√≠vel se atualizar acerca dos mais diversos temas de interesse. O Portal Futuro da Advocacia conta com uma trilha de conte√ļdos tratando especificamente do tema “Aquisi√ß√£o de Clientes” no qual aborda t√©cnicas para conquistar mais e melhores clientes. Vale a pena conferir.

A√ß√Ķes que ajudam a prospectar clientes no ramo advocat√≠cio

Coment√°rios