É possível alguém dormir de olhos abertos de verdade? - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 08 de fevereiro de 2023

Curiosidades

É possível alguém dormir de olhos abertos de verdade?

Publicado

no

É possível alguém dormir de olhos abertos de verdade?

Um dos assuntos mais curiosos da humanidade é sobre o funcionamento do corpo humano. Esse assunto desperta a curiosidade porque nosso corpo é uma máquina de muitos sensores e é importante que tudo esteja funcionando em ordem. Dentre as curiosidades, hoje trarei para vocês sobre se uma pessoa pode ou não dormir de olhos abertos e se isso é normal ou é uma doença? Bom, para ir direto ao ponto, isso é sim possível, apesar de ser uma condição rara e gerar diversos malefícios para a saúde ocular, por outro lado, tem solução.

Dormir de olhos abertos acontece de forma mais frequente que a gente imagina. Isso se dá porque nessas condições os olhos não recebem lubrificação suficiente, como acontece quando as pálpebras ficam completamente fechadas. Entre as condições que levam a este quadro estão a exoftalmia, caracterizada por um ou por ambos dos olhos saltados, a lagoftalmia noturna, e também devido a cirurgias plásticas mal executadas.

A exoftalmia pode atingir pessoas de qualquer idade, homens e mulheres, e consiste na projeção dos olhos para a frente. Com isso, a pálpebra tem dificuldade em se fechar completamente. Normalmente, essa desordem é relacionada a casos de tumores, infecções, problemas vasculares no globo ocular, hipertireoidismo,são dilatação de músculos, gordura e tecido na parte de trás do olho,  ou cirurgias plásticas malsucedidas.

O segundo maior incidente desse caso é quando os olhos estão posicionados corretamente e, ainda assim, a pessoa tem dificuldade em fechá-los, à isso os médicos denominam como lagoftalmia. Quando a pessoa dormir de olhos abertos, trata-se da lagoftalmia noturna. Ela acontece por dois motivos: problemas no músculo orbicular ou paralisia no nervo facial, na maioria dos casos causada por hanseníase.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Agora em relação a cirurgias plásticas oculares mal executadas, isso também podem contribuir para que os olhos mantenham-se parcialmente fechados durante o sono. Além dos procedimentos realizados por necessidade médica, existem situações em que as pessoas, por motivos estéticos, retiram o excesso de pálpebra. Caso a cirurgia não seja realizada adequadamente, os olhos acabam não fechando completamente ao dormir.

Como dito, a principal consequência de dormir com os olhos abertos é o ressecamento ocular. Como a córnea é um tecido que não possui irrigação sanguínea, ela é alimentada pelas lágrimas. Quando a pessoa não consegue fechar os olhos, a córnea deixa de ser lubrificada e torna-se vulnerável a inflamações causadas por vírus, bactérias ou fungos, o que pode resultar em úlceras de córnea e até cegueira.

Assim, a melhor coisa a se fazer ao perceber que está com um incômodo nos olhos ressecados, é verificar se há um mau funcionamento das pálpebras e caso haja, o indicado é procurar um médico oftalmologista para lhe examinar e até quem sabe, solucionar o seu problema. Em alguns casos a situação é solucionada até mesmo com colírios lubrificantes específicos, visando evitar infecções como a ceratite, por exemplo. Agora caso a situação seja mais grave, com a possibilidade de comprometer a visão do paciente, em casos extremos, realiza-se uma tarsorrafia – sutura reparadora para correção da abertura das pálpebras.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações