Exposição inédita de Picasso chega a museu do Uruguai

136

O ‘Museo Nacional de Artes Visuales’ de Montevidéu, no Uruguai, é a primeira parada da exposição inédita de Pablo Picasso. A mostra reúne os acervos dos Museus Picasso de Barcelona e Paris, e ficará em cartaz até junho, quando segue para outros destinos.
A iniciativa partiu de Laurent Le Bon, presidente do“Musée National Picasso”, sob curadoria de Emannuel Guigon, diretor do Museu Picasso de Barcelona e patrocínio da embaixada da França no país. Segundo informou Enrique Aguerre, diretor do Museu Nacional de Montevidéu, que esteve recentemente na WTM-LA 2019, em São Paulo, o programa ‘Picasso para o Mundo’ pretende leva a arte do mestre do cubismo para outros continentes.

Na América do Sul, a única cidade escolhida para exibir a mostra foi a capital uruguaia. São mais de quarenta obras de Picasso, entre pinturas, esculturas, cerâmicas, desenhos e fotografias que se complementam em uma retrospectiva dos vários períodos do artista espanhol.

Desde 29 de março, os visitantes podem conferir sua genialidade em trabalhos como Buste (étde pour Les demoiselles d´Avignon) primavera 1907; Bouteille d´anis del Mono et compotier avec grappe de raisin, otoño de 1915; Le Baiser, verano 1925; Téte de femme 1931-1932; Buste de femme au chapeau, 9 de junio de 1941; Céramique chouette 30 de diciembre de 1949; Las Meninas (maría Agustina Sarmiento), Cannes, 9 de octubre de 1957 e Musicien.

A última vez que o Museu Nacional de Artes Visuais de Monteviéu recebeu obras de Picasso foi em 1973, quando exibiu uma mostra de gravuras. O ingresso para a nova exposição custa $U 250 (US$ 8), com dia e horário pré-agendados. A atração fica em cartaz até o dia 30 de junho de 2019 e é uma ótima dica para os turistas que estão na cidade neste período. As peças retornarão à França no início de julho.

Serviço: Picasso en Uruguay
Período: 29/3 a 30/6 de 2019
Horário: de terça a domingo, das 10:00 às 20:00
Local: Tomás Giribaldi 2283, Parque Rodó, Montevideo
Mais informações no link: http://mnav.gub.uy/cms.php

Exposição inédita de Picasso chega a museu do Uruguai
Exposição inédita de Picasso chega a museu do Uruguai

Comentários