Home Notícias Amazonas Governo do Amazonas capacita pescadores do Careiro Castanho, Iranduba e Manacapuru

Governo do Amazonas capacita pescadores do Careiro Castanho, Iranduba e Manacapuru

4 minutos tu lês tudo
121

Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) promoveram, na última sexta-feira (14/08), em Iranduba (distante 34 quilômetros de Manaus), a “Oficina de Beneficiamento do Pescado com a Retirada de Espinha de Peixes”. O curso capacitou 30 pescadores do Careiro Castanho, Iranduba e Manacapuru.

Foto: Emerson Martins/Sepror

A oficina ocorreu na Associação de Pescadores e Pescadoras de Iranduba (Aspepi) e foi realizada por técnicos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), vinculada à Sepror, e do Balcão de Agronegócios do Sebrae.

Para o secretário da Sepa/Sepror, Leocy Cutrim, esta é mais uma parceria com o Sebrae, que vai realizar ações técnicas e de apoio ao empreendedorismo na Calha do Madeira e no Alto Solimões. “Estamos somando esforços das instituições e otimizando recursos para apoiar os pescadores que estão na ponta”, afirmou Cutrim.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/AM, Raimar Zurra, o intuito do Balcão de Agronegócios é levar inovações para os pequenos e microempreendedores rurais e pescadores do estado. “Este curso vai agregar valor ao produto final do pescador, onde vão poder ampliar sua comercialização e venda de seu pescado”, relata.

Foto: Emerson Martins/Sepror

Benefícios e apoio – Buscando capacitação, a pescadora Conceição de Souza, 62, do Lago do Janauacá, município de Careiro Castanho (86 quilômetros distante de Manaus), falou sobre as vantagens que o curso vai proporcionar na sua venda.

“Agora, posso comercializar outros tipos de produtos voltados ao pescado, como o filé de peixe embalados e congelados e retirada de espinha de peixes amazônicos. Isso vai agregar valor ao meu produto”, afirma Conceição.

O evento contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Associação de Pescadores, que cedeu a sua sede para a realização da oficina, e do piscicultor Luiz Bonfá da Aquam, que doou o pescado utilizado.

Foto: Emerson Martins/Sepror

Piscicultura- O Governo do Amazonas também está investindo em outra frente de capacitação voltada a piscicultores do estado, com aulas realizadas por biólogos, tecnólogos e engenheiros de pesca da Sepror. Trata-se da oficina de “Capacitação e Boas Práticas de Manejo e Gestão de Piscicultura e Apoio à Regularização Ambiental”.

Ainda neste mês de agosto, a oficina será realizada em três municípios. Em Nova Olinda do Norte, ocorrerá de 17 até o dia 21; em Borba, entre os dias 24 e 28; e no período de 26 até o dia 27 de agosto, em Santo Antônio do Içá.

Fotos: Emerson Martins/Sepror
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz (98121-5632).

Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Emerson Tahan
Carregar Mais Em Amazonas
Comentários Fechados

Espia Esse Aqui

Programa de transformação digital dos serviços públicos, criado Roberto Cidade, vira lei

O Projeto de Lei nº 399/2020, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazon…