História da Avenida Parque, o Túnel Verde de Itacoatiara - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 18 de junho de 2024

Memórias do Amazonas

História da Avenida Parque, o Túnel Verde de Itacoatiara

Publicado

no

A Avenida Parque, cartão postal da cidade de Itacoatiara (distante 270km da capital Manaus), também conhecida como túnel verde de Itacoatiara é uma das principais atrações turísticas da cidade.

A Avenida, do modo como se apresenta hoje, teve seu início em 1928 através do primeiro prefeito da cidade Isaac José Peres. Para a inspiração, o prefeito da velha Serpa,  tomou como referência a charmosa avenida parisiense Champs Elysées que é um dos maiores símbolos da França.

Isaac José Peres, o primeiro prefeito de Itacoatiara. Isaac foi nomeado pelo governador Efigênio Salles e assumiu a prefeitura em 15/03/1926. Em face da vigência da Constituição Estadual de 14/02/1926 ter acontecido um ano após sua ascensão ao cargo, ganhou um ano a mais ficando no poder até 15/03/1930, seu mandato durou 4 anos: idealizou as ruas do centro da cidade, inclusive a Avenida Parque.

 Isaac José Peres, o primeiro prefeito de Itacoatiara.

Isaac José Peres, o primeiro prefeito de Itacoatiara.

Obviamente que este tipo de empreitada não é feita por um homem só. Para que o túnel verde se consolidasse, foi necessário anos e anos de dedicação e sequência de trabalho. Itacoatiara, nesse aspecto, conseguiu ter representantes comprometidos com a evolução do projeto e de melhoria de vida da população.

LEIA TAMBÉM  Conheça a História do município de Barcelos, a primeira capital do Amazonas

Após, Isaac Peres, a continuação do projeto do túnel verde foi feita por vários outros prefeitos que o sucederam, e que também fizerem melhorias no projeto original, incluindo, melhorias ao longo do passeio e no calçamento.

Isaac foi nomeado pelo governador Efigênio Salles e assumiu a prefeitura em 15/03/1926. Em face da vigência da Constituição Estadual de 14/02/1926 ter acontecido um ano após sua ascensão ao cargo, ganhou um ano a mais ficando no poder até 15/03/1930, seu mandato durou 4 anos: idealizou as ruas do centro da cidade, inclusive a Avenida Parque.

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo
 Isaac José Peres, o primeiro prefeito de Itacoatiara./ Divulgação

Isaac José Peres, o primeiro prefeito de Itacoatiara.  / Divulgação

Durante o início dos trabalhos, a avenida chamava-se Avenida Ruy Barbosa, porém, o nome foi alterado para Avenida Plínio Ramos Coelho. Mais tarde, alterou-se novamente e desta vez chamou-se Avenida Torquato Tapajós e finalmente decidiram chamá-la de Avenida Parque, como é conhecida hoje.

LEIA TAMBÉM  A história do Seringal Mirim de Manaus

Na época de sua construção, utilizaram-se árvores naturais do cerrado brasileiro, o que é o mais recomendado e ideal para sombreamento de praças e jardins, por este motivo foram plantados os primeiros oitizeiros (licania tomentosa). Os oitizeiros possuem frutos que são comestíveis, além disso, a sua madeira pode ser aproveitada para a construção civil.

LEIA TAMBÉM  O que aconteceu na inauguração do Teatro Amazonas

Essa árvore que foi chamada localmente de “benjaminzeiro”, acabou se transformando na principal árvore de sombreamento de logradouros públicos e residencial do estado do Amazonas. Em Manaus, você pode encontrá-la também na frente do Palácio da Justiça e no Largo de São Sebastião.

Avenida Parque em 2008 / Divulgação

Avenida Parque em 2008 / Divulgação

Com as sucessivas expansões,a Avenida hoje corta o traçado urbano da cidade ao meio.  A avenida possui 1.830 metros de extensão e 32 metros de largura, conta com cerca de 346 pés de oiti, dispostos em fila dupla, totalmente entrelaçados, formando um grandioso Túnel Verde.

Há quem diga que trata-se da maior Avenida de Túnel Verde do Brasil, haja visto que as demais dessa natureza, não alcançam mais de 500 mts de extensão.

Avenida Parque em 2017/ Divulgação

Avenida Parque em 2017/ Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações