Home Notícias Amazonas Inaugurado no Viver Melhor, novo Ceti Dariana Correa Lopes integra escola e comunidade

Inaugurado no Viver Melhor, novo Ceti Dariana Correa Lopes integra escola e comunidade

5 minutos tu lês tudo
70
FOTOS: Arthur Castro/Secom

Construído em tempo recorde, o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, foi inaugurado nesta segunda-feira (29/11), pelo governador Wilson Lima. Com a proposta pedagógica de integrar a escola à comunidade, a estrutura – a maior da educação básica no Amazonas –, conta com espaços como piscina, campo de futebol, quadra de esportes e auditório, que também poderão ser utilizados pelos moradores da região.

“A escola é da comunidade. Então nós precisamos, sim, ter essas parcerias. Aqui vai ser onde eles vão ter um espaço para o esporte, nós sabemos que a comunidade tem times, precisam desse lugar, e a escola é deles. De forma organizada, a comunidade vai sim poder estar aqui dentro, usando os espaços que são dela”, observou a gestora do Ceti, Nelissandra Gurgel.

A obra foi iniciada em maio de 2020 e durou um ano e seis meses para ser concluída. São 7,7 mil m² de construção em um espaço que conta com salas de aula, sala de música, sala de artes marciais, laboratórios, salas de recreação, piscina, campo de futebol, quadra de esportes, subestação, estacionamento, refeitório, auditório, pátio coberto, pórtico, guarita e estação de tratamento de esgoto.

“A comunidade recebeu um presente. Ela (a escola) foi feita para os jovens estarem dentro, tanto é que a proposta é de tempo integral. E aqui tem todas as possibilidades para que a gente possa trabalhar a Base Nacional Comum Curricular com o novo Ensino Médio, que será aplicado a partir de 2022. Aqui eles vão ter a teoria na sala de aula; e também já a prática, porque nós temos os nossos laboratórios”, acrescentou Nelissandra.

O Ceti tem capacidade para atender mil alunos e foi construído com recursos do Governo do Estado e do Padeam, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 20 milhões.

Melhoria para a comunidade

O local onde o Ceti Dariana Lopes está situado foi objeto de reintegração de posse geral da área da comunidade Monte Horebe, realizada pelo Governo do Amazonas em fevereiro de 2020.

Parte do lote foi liberada e disponibilizada para a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Unidade Gestora do Padeam, para abrigar a unidade escolar, conforme determinado pelo governador Wilson Lima.

Para o pedagogo Jaspe Neto, a proposta de oferecer acesso a espaços que possibilitam a prática de atividades extracurriculares como o esporte, por exemplo, é benéfica tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral.

“Eu vejo o esporte como algo muito importante para a formação. Proporciona disciplina, responsabilidade, respeito com o outro. O esporte também acaba sendo um instrumento pedagógico porque ensina, educa, instrui, avalia e contribui de forma imprescindível na vida e na formação das crianças”, pontuou Jaspe.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Programa de transformação digital dos serviços públicos, criado Roberto Cidade, vira lei

O Projeto de Lei nº 399/2020, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazon…