Inicia nesta sexta-feira em Belém o Diálogos Amazônicos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 27 de Abril de 2024

Sustentabilidade

Inicia nesta sexta-feira em Belém o Diálogos Amazônicos

Parte da Cúpula da Amazônia e interface para que as impressões da sociedade, dos movimentos sociais e dos povos da floresta cheguem ao documento final assinado pelos chefes de Estado, os Diálogos Amazônicos começam nesta sexta-feira (4/8), em Belém (PA), com uma série de encontros para discutir o desenvolvimento sustentável da região.

Publicado

no

Contribuições da sociedade serão levadas à Cúpula da Amazônia, evento com líderes dos países da região. Foto: Fábia Prates / Secom

Com participação do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, a primeira plenária debaterá a participação e a proteção dos territórios, dos ativistas, da sociedade civil, dos povos das florestas e das águas no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Tratará também da erradicação do trabalho escravo no território amazônico.

O ministro brasileiro receberá o colega boliviano Remy Jaldin Nogales, titular do Ministério de Meio Ambiente e Água, e a chefe da Gestão Costeira, Fluvial e de Natureza do Ministério de Obras Públicas do Suriname, Shatishkumar Bhagwandin.

Representantes de entidades de indígenas, seringueiros e mulheres campesinas também estarão no debate mediado por Carmen Foro, Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, do Ministério das Mulheres, e Maria Eunice, da Iniciativa de Mulheres Panamazônicas.

LEIA TAMBÉM  Jovens ribeirinhos do Médio Juruá participam da rastreabilidade do pirarucu selvagem!

Outras quatro plenárias sínteses abordarão ações temas como os povos indígenas das Amazônias e um novo projeto inclusivo para a região; Saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional na região amazônica; futuro da Amazônia, a partir da ciência, tecnologia e inovação; mudança do clima e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional.

Em todos os casos haverá presença de ministros e outros representantes do governo brasileiro; autoridades dos países visitantes e sempre a representação de entidades da sociedade civil organizada e dos povos da floresta.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Além de Sílvio Almeida, estarão em Belém os ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Waldez Goes (Integração e Desenvolvimento Regional).

LEIA TAMBÉM  "Diálogos pelo Clima" discute implementação de soluções para o cumprimento das metas climáticas

O debate com a sociedade ocorre também nas plenárias transversais que vão abordar questões como Mulheres da Panamazônia; Juventude; e Racismo Ambiental, Povos e Comunidades Tradicionais. Diferentes movimentos sociais de toda a América do Sul também farão debates paralelos em atividades autogestionadas.

Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, os Diálogos Amazônicos reforçam o princípio do Governo Federal de trazer a sociedade para a definição das políticas públicas. “Os Diálogos Amazônicos são um processo extremamente rico de debate. São os movimentos sociais de todos os países amazônicos, mais o Brasil, colocando seu olhar sobre os problemas, sobre as potencialidades e sobre as possibilidades da floresta amazônica”, definiu o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência.

LEIA TAMBÉM  Com foco no estado do Amazonas, Grupo SLM anuncia estrutura para emissão de crédito de carbono!

Cinco documentos finais serão entregues aos presidentes dos países amazônicos e serão levados em conta na Carta de Belém, com prioridades conjuntas dos países para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Os chefes de Estado se reúnem entre os dias 8 e 9.

Em conjunto, os países amazônicos também vão discutir prioridades comuns com os países detentores de grandes florestas tropicais para que suas demandas sobre preservação do planeta e combate às mudanças climáticas sejam apresentadas em conjunto em fóruns internacionais, como a COP-28 que acontece nos Emirados Árabes em novembro.

As plenárias dos Diálogos Amazônicos e a Cúpula da Amazônia acontecem no Hangar Centro de Convenções, em Belém (PA).

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Contribuições da sociedade serão levadas à Cúpula da Amazônia, evento com líderes dos países da região. Foto: Fábia Prates / Secom

Contribuições da sociedade serão levadas à Cúpula da Amazônia, evento com líderes dos países da região. Foto: Fábia Prates / Secom

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações