Home Entretenimento Curiosidades Novas tecnologias aplicadas ao futebol

Novas tecnologias aplicadas ao futebol

2 minutos lido
61

Novas tecnologias chegaram ao futebol para ficar. Estamos totalmente na era tecnológica, que teve um impacto no dia a dia de nossas vidas, querendo ou não. Nos últimos 15 anos, o panorama do trabalho, lazer, comunicação, transporte, educação, entrenenimento digital como sites de games que oferecem bônus como o código promocional sportingbet, mudou totalmente … E também no esporte.

Em cada um dos diferentes esportes existentes, a tecnologia teve mais ou menos importância e mais ou menos destaque, dependendo de suas características, natureza e obviamente recursos potenciais e econômicos em todos os seus campos.

No futebol, detectamos especificamente que a tecnologia contribuiu, entre outras, em três facetas interessantes: melhoria e controle condicional, desempenho tático e ajuda e apoio na arbitragem.

Melhoria e controle condicional

A primeira das áreas em que a tecnologia fez um grande progresso e aproximou o futebol da ciência foi em termos de preparação física ou também chamada de condicional.

Nesta área, a tecnologia ajudou muito a profissionalizá-la, ajudando a controlar as cargas de treinamento e fornecendo uma coleta de dados de qualidade que antes era impossível de coletar e precisava ser avaliada a olho nu. Alguns exemplos disso podem ser o GPS que coleta dados sobre rotas, distâncias, velocidades, etc. ou dispositivos com software embutido para fazer avaliações de força, como plataformas de contato, medidores de força, etc.

Desempenho tático

O segundo aspecto relevante em que as novas tecnologias forneceram muitas facilidades e oportunidades está na busca por melhorias no desempenho tático. E da mesma maneira que no treinamento condicional, aqui também encontramos a evolução no nível do software a nivel de gadgets.

Hoje, quanto ao software, temos muitas ferramentas à nossa disposição que facilitam muito para analisar uma equipe ou um jogador. Plataformas para obter recursos como o Wyscout, onde podemos encontrar o jogo travado e marcado em hd algumas horas após o fim da partida, ou aplicativos como o Longomatch, que nos permitem criar painéis de análise e trabalhar com esses vídeos com grande facilidade para obter algumas conclusões e avaliações táticas.

Ajuda e suporte na arbitragem

Por fim, é importante enfatizar também o papel que as novas tecnologias têm na evolução do esporte em si e como ele é arbitrado, por exemplo, no futebol. Já sabemos que, embora haja progresso nesses aspectos, sempre gerará controvérsia de um tipo ou de outro, mas a verdade é que os árbitros estão encantados com sistemas como o VAR, ou o olho do falcão por “gols fantasmas”, que facilitam muito seu trabalho e tornam o futebol um esporte mais justo, evitando erros graves que podem afetar fortemente o resultado de uma partida.

Novas tecnologias aplicadas ao futebol
Novas tecnologias aplicadas ao futebol

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Leia Também

Tutorial: 4 Ferramentas de edição que vão facilitar seu trabalho como Youtuber

Os vídeos são muito populares nos dias de hoje. E a cada dia que passa, mais pessoas se in…