Pequenas pausas no trabalho aumentam a produtividade e os resultados ao final do mês

123
Foto : Unplash

O mercado de trabalho é extremamente exigente com prazos e demandas gigantescas. Somado as não raras situações de despreparo da chefia para lidar com essas situações, os funcionários acabam por desenvolver níveis elevados de estresse, culminando no conhecido bloqueio criativo e, ainda, contaminando o ambiente de trabalho e seus colegas.
Quando isso acontece, pode ser desesperador não conseguir surgir com uma ideia que surpreenda seu cliente no prazo estipulado, o que significa que você pode perder uma venda.

Se o problema for somente a criatividade em baixa, existem meios que ajudam a recuperar o fôlego e fazer o seu negócio se destacar em soluções criativas. O portal Academia PME reúne algumas técnicas para quem quer ser criativo nos negócios, seja na entrega de algum projeto ou na mudança de todo um modelo de negócios em si. Saber se reinventar é uma ferramenta de ouro no mundo do empreendedorismo, e uma forma de alcançar esse objetivo é manter o aprendizado constante e escuta ativa às tendências de mercado.

Foto : Unplash

Agora, se após uma análise da rotina da empresa, ficar constatado que o que está faltando é uma mudança na estratégia da condução de negócios para se obter resultados a longo prazo, pode ser que a solução seja mais fácil do que você imagina.

Há alguns anos, as empresas maiores e as startups têm apostado na oferta de entretenimento aos funcionários, que ficam livres para jogar uma partida de videogame ou relaxar em pufes confortáveis durante o expediente. Diferente do que muitos conservadores do mercado pensam, pausas rápidas não equivalem à falta de tarefas.

De acordo com o Uol, a redução do estresse promovida por estas escapadelas reduziu em 50% as demissões e, adicionalmente, contribuiu no processo de relaxamento que auxilia o cérebro a descansar para mais uma rodada de fluidez criativa. (Em https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2014/10/24/empresas-criam-espacos-com-sofa-tv-e-videogame-e-reduzem-demissoes-em-50.htm)

Mas não é preciso fazer um investimento gigantesco para oferecer essa facilidade aos seus funcionários. Uma boa opção é oferecer um dia de massagens rápidas, que ajudam a relaxar corpo e mente. Deixar uma sala de reuniões reservada para momentos de relaxamento e descontração também é uma boa alternativa. Já se o intuito é promover uma dinâmica em que todo o time relaxe, mas ao mesmo tempo desenvolva habilidades, organize alguma espécie de competição.

Foto : Unplash

Seja em uma reunião com outras pessoas ou em um processo solitário, pequenas pausas para relaxar para desobstruir as ideias são fundamentais para descansar a mente e chegar a uma conclusão que faça sentido. Por vezes, bastam alguns minutos em alguma atividade excitante, como os jogos da Betfair, que oferecem inúmeras opções em Slots: https://casino.betfair.com/pt-br/c/slots.

A tendência já foi adotada por empresas gigantes, como destaca a Love Mondays, (em https://www.lovemondays.com.br/blog/empresas-sala-de-descompressao), e tem trazido benefícios valiosos à produtividade e engajamento dos funcionários. A própria NASA admitiu, com base em estudos a respeito da rotina de trabalho de seus profissionais, que pausas no trabalho, bem como a segmentação de tarefas mais burocráticas e mais legais, tem uma enorme importância na fluidez da produtividade. (Em https://super.abril.com.br/comportamento/o-segredo-da-produtividade-segundo-a-nasa/)

Os resultados das pequenas pausas no ambiente de trabalho para o descanso e relaxamento da mente são muito positivos. Além de desbloquear a criatividade, promovem a harmonização do clima organizacional, ajudam na socialização, reduzem a rotatividade e tornam o ambiente de trabalho muito mais saudável. A produtividade certamente será beneficiada, gerando bons números ao final do mês.

Comentários