Portugal é mais que bacalhau e pastel de nata - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Curiosidades

Portugal é mais que bacalhau e pastel de nata

Publicado

no

Engana-se quem acha que comida típica de Portugal é só bacalhau (rimou!) ou pastel de nata.

Portugal é um país pequeno, mas com uma gastronomia muito rica e diversificada”, aponta Pati Lemos, influenciadora digital com mais de 125 mil seguidores no seu Instagram @voumudarparaportugal e especialista em relocation e mercado imobiliário. Pati conhece Portugal de ponta a ponta e sempre faz questão de experimentar o que há de mais típico em cada região.

No Porto, o destaque fica para a Francesinha, um mega sanduíche de pão de forma completo com salsicha, bife, presunto, queijo, ovo frito por cima e um molho especial. “É matador”, diz Pati.

LEIA TAMBÉM  Empresas investem mais na fabricação de robôs hiper-realistas durante a pandemia

Quem passa de carro pela Mealhada, na região da Bairrada, centro de Portugal, se assusta com a quantidade de restaurantes que servem leitão. São dezenas a servir o típico “Leitão à Bairrada”, cujo segredo é ser assado inteiro, lentamente, num forno a carvão. “Sempre que vamos ao Porto, desviamos ligeiramente a rota para almoçar na região”, conta Pati Lemos.

Mas os portugueses também têm a sua feijoada. Diferente da brasileira, mas muito saborosa. É servida principalmente na região da Serra da Estrela. É a Feijoca, cujo grão, que tem o mesmo nome, é maior e mais claro. E vem com todas as carnes de porco e linguiças a que essa iguaria tem direito. Pati Lemos confessa: “prefiro a feijoada brasileira, mas no inverno com um bom vinho, a Feijoca cai muito bem”.

LEIA TAMBÉM  Saiba como está Andreas Von Richthofen, irmão de Suzane Von Richthofen

Da Serra da Estrela também vem o famoso queijo de ovelha, outro ícone português.

Descendo para o sul do país, é obrigatória uma parada em Setúbal para degustar o “choco frito”, um tipo de molusco parecido com a lula. “No verão, acompanhado de uma cerveja, é dos deuses!”, segundo Pati.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

As migas são um prato típico da região do Alentejo. Feitas de pão amolecido e esmigalhado, que depois é cozido e se transforma numa massa saborosa, que pode se misturar a legumes ou carnes de porco. “É uma solução criativa e deliciosa para se aproveitar o pão amanhecido…”, sugere Patricia.

LEIA TAMBÉM  Vídeo : Estranho peixe possui cabeça transparente e seus olhos parecem cérebros!

De qualquer forma, num país que é voltado para o mar, não poderia faltar um prato de peixe. Nada como uma dourada, peixe que ocorre em abundância no litoral português. “Grelhada, com batatas cozidas, é tudo de bom. Leve e saudável!”, finaliza Pati Lemos.

Em resumo, Portugal vai muito além do bacalhau, que aliás nem é oriundo do país.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações