Home Notícias Política Presidente da Aleam, Roberto Cidade, concede Título de Cidadão do Amazonas ao médico infectologista Dr. João Hugo

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, concede Título de Cidadão do Amazonas ao médico infectologista Dr. João Hugo

2 minutos lido
30

Em uma sessão marcada pela emoção, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), entregou, em nome do Parlamento Estadual nesta segunda-feira (30), o Título de Cidadão do Amazonas ao médico infectologista João Hugo Abdalla Santos. Participaram da solenidade, os deputados Delegado Péricles (PSL) e Therezinha Ruiz (PSDB), além do conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), Josué Neto.

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, concede Título de Cidadão do Amazonas ao médico infectologista Dr. João Hugo – Imagem: Divulgação

No discurso, Cidade – que foi o autor da propositura – destacou a atuação do médico durante o período mais grave da pandemia do coronavírus, e afirmou que a honraria é uma forma de agradecimento do povo do Amazonas aos serviços prestados pelo profissional em prol dos milhares de pacientes acometidos pelo vírus.

Siga nosso novo Instagram @portalnoam

“Durante a pandemia, o Dr. João Hugo trabalhou na linha de frente e assim como todos os profissionais da saúde, sofreu com esse vírus maldito, que ainda é uma novidade para toda comunidade cientifica. Mesmo assim, participou direta e indiretamente da cura de quase 400 amazonenses, que estiveram sob os cuidados do Hospital Adventista. Esse título é uma forma de dizer obrigado”, afirmou o deputado.

Já o deputado Delegado Péricles, afirmou que a entrega da comenda ao Dr. João Hugo é uma honra maior para a Assembleia do que o propriamente para o homenageado.

“Esse, sem dúvidas, um dos títulos mais importantes entregues por esta Casa. O Dr. João Hugo representa todos os profissionais de saúde que silenciosamente estavam numa guerra sem conhecer o inimigo. Essa honra é muito mais nossa do que dele”, afirmou.

Emoção e agradecimento

Além de familiares e amigos mais próximos, a solenidade teve a participação de vários pacientes que o Dr. João Hugo ajudou a curar de Covid. Durante o discurso do médico, a emoção tomou conta do local.

João Hugo agradeceu o presidente Roberto Cidade e relembrou os momentos difíceis que viveu durante todo o ano passado e início deste ano e, também, o falecimento de seu pai, que foi vítima do coronavírus.

“Em momento algum deixei meus pacientes. Recebi a morte do meu pai trabalhando, cuidando das pessoas. Tirei uns dias para me recuperar, voltei, trabalhei e continuo trabalhando. Amei e servi meu próximo mesmo tendo meu pai doente em casa”, disse.

Carreira no Amazonas

Além da atuação direta no combate ao Covid-19, como Médico Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Científico do Hospital Adventista de Manaus, apresentando números significativos de altas médicas, Dr. João Santos também tem se dedicado, ao longo de sua carreira, à produção bibliográfica em sua área de atuação, trabalhando em pesquisas sobre doenças tropicais, infecciosas e sobre a segurança do paciente. Além de ter importante atuação na formação de novos médicos e de Pós-Graduandos, contribuído de forma entusiasmada e competente com o ensino e a pesquisa do Estado do Amazonas. Tendo participação relevante na difusão de conhecimento a respeito das doenças infecciosas de nossa Região.

Atualmente é Professor da Disciplina de Doenças Infecto-parasitárias na Universidade Federal do Amazonas (desde 2011), é Medico Coordenador da CCIH e Científico do Hospital Adventista de Manaus (desde 2010) e Coordenador da Liga Amazonense de Infectologia – LINFA (desde 2012).

 

Comentários com Facebook

Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Jussara Melo
Carregar Mais Em Política

Leia Também

Josué Claúdio presenteia presidente da Aleam com o livro Governança Pública, com dedicatória do Ministro do TCU João Augusto Nardes

O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto, presenteou o preside…