Sentir desejo por alimento salgado, frutas e doces, é sinal de alerta para saúde

264

O desejo, vontade ou até mesmo fissura por um tipo de alimento específico pode não estar relacionado apenas a fome ou preferências de paladar. Desejos incontroláveis por comidas muitas vezes dizem mais sobre sua saúde, física e emocional do que você imagina.

Se você constantemente sente vontade de consumir comidas salgadas, talvez deva prestar atenção à quantidade de água que ingere ao longo do dia. Médicos recomendam beber cerca de dois litros de água diariamente.

Sentir desejo por alimento salgado – Imagem: Divulgação

Desejo muito forte por alimentos salgados

O sal que ajuda o corpo a reter água, pode significar que você está desidratado ou não está bebendo água o suficiente. Na maioria das vezes, a sede é confundida com fome pelo organismo.

Desejo por doces

No caso das mulheres, pode ter relação direta com o ciclo menstrual. No período pré-menstrual são comuns alterações nos níveis hormonais de progesterona e estrogênio, que provocam a fissura por alimentos adocicados. A vontade maior por carboidratos também pode aparecer no período, já que alimentos deste grupo se transformam em açúcar no organismo.

Sentir desejo por alimento doce – Imagem: Divulgação

Se você está em uma dieta muito restritiva ou passa muito tempo sem se alimentar pode também sentir mais desejo por doces. Longos períodos de jejum podem resultar em elevada produção de grelina, hormônio do apetite, que leva a uma maior vontade de consumir alimentos de grande densidade energética.

A vontade excessiva de comer doces pode indicar um quadro de pré-diabetes, especialmente se o desejo for acompanhado por outros sintomas, como aumento da urgência para urinar, por exemplo.

Desejo por frutas

A vontade de comer frutas em geral pode indicar falta de vitaminas e minerais no organismo. No caso de desejo por frutas cítricas, a deficiência de vitamina C é uma das causas mais prováveis.

Sentir desejo por frutas – Imagem: Divulgação

É também possível que você esteja apenas confundindo a vontade de comer frutas com sede, especialmente se o desejo for por melancia e outras com alta concentração de água.

Vontade de comer carne

Sentir desejo por carne – Imagem: Divulgação

A pessoa que tem constantemente desejo de consumir carnes deve realizar exames para verificar uma possível de deficiência de ferro no sangue ou mesmo falta de vitamina B no organismo, que aumentam a vontade pelo alimento.

Desejo por alimentos crocantes

A vontade de consumir comidas com textura crocante pode estar relacionada a uma dieta baseada em alimentos muito moles ou mesmo composta apenas por líquidos. O hábito pode deixar glândulas salivares e músculos de sua mandíbula com a necessidade de estímulos.

Sentir desejo por alimento crocante – Imagem: Divulgação

O estresse também pode ter relação com um desejo maior por comidas crocantes, já que elas ajudam a aliviar os sintomas típicos da condição.

Imagem: Divulgação

Comentários