Transplante de rim no AM volta a ter viabilidade atrav√©s de Governo e Minist√©rio da Sa√ļde

113

O Governo do Amazonas e o Minist√©rio da Sa√ļde assinaram, nesta segunda-feira (6/5), o termo de ades√£o para implanta√ß√£o do Programa de Transplante de Rim no estado. Em uma primeira fase, os profissionais ser√£o capacitados para atuarem no servi√ßo que ser√° implantado no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte) Delphina Aziz. A previs√£o de inicio dos transplantes √© o segundo semestre desse ano.

A cerim√īnia de assinatura do termo ocorreu nesta segunda-feira (6/5), durante o Simp√≥sio de Implanta√ß√£o do Programa de Transplante Renal no Estado, no audit√≥rio do HPS Zona Norte, e contou com a presen√ßa de representantes do Minist√©rio da Sa√ļde e do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), de S√£o Paulo, que ficar√° respons√°vel pela capacita√ß√£o dos profissionais locais.

Fotos: Claudio Heitor / Secom
Fotos: Claudio Heitor / Secom

O secret√°rio de estado de Sa√ļde, Rodrigo Tobias, afirmou que a assinatura do termo √© mais um passo na consolida√ß√£o do HPS da Zona Norte como refer√™ncia no Amazonas. ‚ÄúHoje iniciamos uma primeira etapa de parceria entre Governo do Amazonas, Minist√©rio da Sa√ļde e Hospital Albert Einstein, no sentido de qualificar a nossa aten√ß√£o quatern√°ria em Sa√ļde. Ou seja, n√£o √© aten√ß√£o b√°sica, mas a mais especializada da aten√ß√£o especializada. A inten√ß√£o √© que, com esse sistema, a gente retome, depois de dois anos, os transplantes no estado, e possa reduzir tamb√©m investimentos em tratamentos fora do domic√≠lio, ofertando um servi√ßo de qualidade para a popula√ß√£o do Amazonas‚ÄĚ, disse Tobias.

O Amazonas chegou realizar transplantes de rim, no entanto, o serviço foi interrompido em 2017. Até aquele ano, foram realizados 400 transplantes. Hoje é feito apenas o transplante de córnea na rede estadual; os demais tipos são realizados via programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Fotos: Claudio Heitor / Secom
Fotos: Claudio Heitor / Secom

A coordenadora Estadual de Transplantes, Leny Passos, afirmou que a implanta√ß√£o do programa ir√° reduzir o custo com TFD. Ano passado, foram gastos pelo estado R$ 27,4 milh√Ķes com passagem a√©rea e ajuda de custo com pacientes de TFD. ‚ÄúN√≥s acompanhamos os custos do tratamento fora de domic√≠lio relacionado aos anos em que n√£o estamos fazendo transplante, que s√£o dois anos. Vimos que esse custo √© muito alto, e eu diria at√© insustent√°vel para o estado, caso ele n√£o tomasse essas medidas‚ÄĚ.

Para a coordenadora do sistema nacional de transplantes, Daniela Pontes, a alta demanda do Amazonas e o vazio assistencial do estado nessa área o credenciou para receber o programa. Atualmente, 1.300 pacientes fazem hemodiálise em unidades da rede estadual e clínicas conveniadas. Estre 12% a 20% de pacientes em diálise têm indicação de fazer um transplante renal. Assim, estima-se que, hoje 260 pessoas no estado precisem de um transplante de rim.

Fotos: Claudio Heitor / Secom
Fotos: Claudio Heitor / Secom

‚ÄúEsse √© um programa de parceria do Minist√©rio da Sa√ļde com os hospitais de excel√™ncia, no caso o Hospital Israelita Albert Einstein. A sele√ß√£o √© feita baseada em alguns fatores, como a performance de doa√ß√£o do estado, a organiza√ß√£o do estado e o vazio assistencial, al√©m da demanda reprimida de tratamento dos pacientes que fazem hemodi√°lise. A op√ß√£o que n√≥s temos √© o transplante, e a gente precisa trabalhar nisso para atendimento √† demanda desses pacientes que hoje est√£o indo para outros estados para serem tratados‚ÄĚ.

José Eduardo Afonso Jr, nefrologista do Programa de Transplante do (Hiae), disse que a Tutoria é a primeira etapa do projeto de implantação de transplantes. Haverá capacitação no Estado e também no Hiae. Só após essa fase, implanta-se o ambulatório, onde os pacientes com indicação de transplante serão organizados na fila.

‚ÄúOs primeiros transplantes daqui ser√£o monitorados com a participa√ß√£o dos profissionais de l√°. Assim, quando forem acontecer os transplantes aqui, cl√≠nicos e cirurgi√Ķes do Einstein participar√£o dos primeiros para fazer o monitoramento e as instru√ß√Ķes para que tudo corra da melhor forma‚ÄĚ, explicou o especialista.

A realiza√ß√£o de transplante de rim no HPS Zona Norte comp√Ķe o conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Estado para sanar a situa√ß√£o encontrada pela atual gest√£o, na √°rea da Sa√ļde, e colocar cem por cento daquela unidade em funcionamento. O projeto come√ßou a ser executado com a oferta de cirurgias gerais eletivas (h√©rnia e ves√≠cula), em abril, e gradativamente, ir√° alcan√ßar outras especialidades.

Os transplantes de fígado e implante coclear farão parte das outras etapas de implantação do programa no estado.

Coment√°rios