Home Notícias Amazonas Aleam realizará Sessão Especial pelo Dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias

Aleam realizará Sessão Especial pelo Dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias

1 minutos lido
17

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará no próximo dia 4 de junho, às 11h, no plenário Ruy Araújo, uma homenagem pelo dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias, que é celebrada dia 13 de maio. A propositura é de autoria do presidente da Casa, deputado Josué Neto.

Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de pessoas que frequentam os cultos de matrizes afro no país, é de aproximadamente 407 mil praticantes da umbanda, 167 mil do candomblé e cerca de 14 mil de outras religiões de matrizes africanas, o que representa mais de 0,3% da população.

Para Josué, reconhecer as religiões de origem africana é uma forma de conscientizar a população ao devido respeito a qualquer manifestação religiosa. “Nosso país é laico e nossa proposta em homenagear essas religiões tem a finalidade de valorizar essa cultura, porque a variedade de culturas é realidade na nossa sociedade”, afirmou.

De acordo com Herkowitz (1958, apud HURBON, 1987), uma característica muito presente nas religiões afro-brasileiras é o sincretismo religioso (fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos).

O presidente da Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama), Alberto Jorge, afirmou que a realização da Sessão é uma forma de dar voz e vez a uma parcela da população que por muito tempo foi marginalizada.

“Já existe no calendário do Estado uma data para se comemorar, mas apenas isso não é suficiente, por isso, nós das religiões de matrizes africanas e ameríndias nos sentimos muito gratos pela propositura do deputado Josué. A sessão nos dá mais visibilidade, voz e resgata algo muito importante para nós, que é a nossa cidadania”, pontuou Alberto.

Foto: Divulgação
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

No total Corpo de Bombeiros salvou 51 pessoas durante incêndio ocorrido em prédio no Centro de Manaus

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) salvou, na manhã deste sábado (08/05), 51…