Home Notícias Esporte Amazonense conquista bronze nos Jogos Parapan-Americanos

Amazonense conquista bronze nos Jogos Parapan-Americanos

2 minutos lido
17

Com a marca de 123 quilos levantados, o halterofilista do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), Lucas Manoel dos Santos, faturou na tarde desta quinta-feira (29/08) a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. O atleta, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), disputou na categoria até 49kg e teve uma preparação intensa.

Lucas Manoel dos Santo/ Foto : Mauro Neto/Sejel e Divulgação
Lucas Manoel dos Santo/ Foto : Mauro Neto/Sejel e Divulgação

Aos 17 anos, Lucas vem acumulando uma sequência de grandes conquistas na modalidade. Além do bronze de hoje, o jovem conquistou também este ano o bicampeonato mundial de Parapowerlifting na categoria Júnior, no Cazaquistão. Também no mundial, atingiu uma marca importante, ao quebrar o recorde das Américas levantando 126 quilos no supino.

No Parapan, o atleta disputou em uma categoria acima daquela em que vem atuando. O ouro ficou com o brasileiro João de França Júnior, que levantou 141kg, e o segundo lugar na competição foi para o colombiano Jhonny Morales, que alcançou a marca de 125kg.

Lucas esteve focado na preparação para a competição e reforçou os treinamentos desde que chegou a Lima, há duas semanas. Após a vitória, ele falou sobre a conquista. “A emoção é muito grande nesse momento. Esse resultado significa que o trabalho que está sendo feito comigo e com os outros atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está fluindo bem. Essa medalha não é só minha, é do Amazonas, é de toda a nação”.

Consciente do seu potencial, o jovem atleta já planeja os próximos passos dentro do esporte e projeta conquistar mais medalhas nas próximas competições internacionais.

O titular da Sejel, Caio André de Oliveira, destacou o apoio que o Governo do Amazonas tem dado aos atletas das mais variadas modalidades e a importância dessa conquista de Lucas para o esporte no Amazonas.

“Apoiar os atletas e garantir meios para que eles possam desenvolver suas potencialidades é um compromisso do Governo Wilson Lima e nós, da Sejel, temos colocado em prática todos os dias. Desde novo, o Lucas mostrou ser uma revelação do Parapowerlifting, e essa medalha mostra que todo esforço valeu a pena. É uma conquista do esporte amazonense como um todo”.

O secretário também destacou que, desde o início do ano, quando o novo governo assumiu a administração do Estado, a secretaria vem trabalhando na intensificação do apoio aos atletas, permitindo que mais atletas sejam atendidos pela Vila Olímpica e pelo Ctara, ampliando assim a qualidade do esporte no Amazonas. “Um compromisso e uma política pública do Governo do Estado, sem dúvida, que vem dando resultado”, pontuou.

A competição – Os Jogos Parapan-Americanos 2019 tiveram início na última sexta-feira (23/08) e seguem até o próximo domingo (1º/09). A próxima atleta que vai representar o Amazonas, dessa vez no Parabadminton, será Micaela Almeida. O atleta Goutier Rodrigues, do Tênis de Mesa, teve sua participação nos Jogos no último sábado (24/08).

Jogos Parapan-Americanos
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Esporte

Leia Também

Primeira rodada do Premier Rock League foi marcada com goleadas!

No último domingo (02) deu-se início ao Premier Rock League, evento também organizado pela…