Bodós Gigantes pré históricos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Curiosidades Amazônicas

Bodós Gigantes pré históricos

Publicado

no

Bodó gigante pescado próximo ao Careiro da Várzea imagem : Kaah Castro

Você sabia da existência de bodós gigantes pré históricos? Pois é! Existem! E é justamente sobre esse peixe que irei tratar hoje. Dessa vez dividiremos o post em três partes, a primeira sobre o bodó em si (culinárias e festas), a segunda especialmente sobre essa, como podemos dizer… curiosidade cabulosa e por fim sobre a lenda do bodóman (que inclusive está gravando um vídeo, dizem que é o vídeo mais esperado do ano!).

Bodó gigante pescado próximo ao Careiro da Várzea imagem : Kaah Castro

Bodó gigante pescado próximo ao Careiro da Várzea
imagem : Kaah Castro

Culinário de Bodó

Em Manaus, quando alguém fala sobre o bodó a maioria já entorta o nariz, até mesmo quem nunca o provou, talvez, esse seja o peixe que mais sofre preconceito na capital amazonense. Com uma aparência rústica devido a sua carapaça de aparência pré-histórica, o bodó é vítima de preconceito na capital amazonense e, ao mesmo tempo, consegue ser o peixe mais popular de Iranduba, Parintins e Tefé.

LEIA TAMBÉM  Jatobá: Conheça os benefícios dessa fruta

Em Iranduba, por exemplo, existe o Festival do Bodó. Durante o festival, mais de 30 tipos de comidas são apresentados ao público. Entre elas estão o X-Bodó, Kibodó, Piracuí de Bodó, empada de Bodó, o Bodó de casaca, a maionese de Bodó, o vatapá de Bodó, entre outros, que são vendidos nas barracas dos organizadores do evento, que também conta com apresentações de bandas de forró e bolero.

Em Parintins, o bodó é atração à parte no Festival Folclórico do Boi Bumbá. Lá o bodó é o peixe mais popular. E quem estiver disposto a não se deixar levar pelas superficialidades, pode pedir ajuda a qualquer um dos vendedores que eles explicam com toda paciência a melhor forma de comer, já que o bodó precisa ser descascado.

LEIA TAMBÉM  4 possíveis motivos para Manaus ser tão quente!

As escamas ásperas como lixas se aglomeram formando um casco, mas abaixo disso, é um peixe de carne abundante e pouquíssimas espinhas, dele, o parintinense come tudo e tem os ingredientes da cabeça como o ponto alto do seu sabor.

Agora vamos falar sobre os bodós gigantes

Não encontrei muita referência escrita sobre esse peixe gigante, talvez, seja o mesmo bodó que conhecemos. O bodó normalmente possui o corpo revestido de placas ósseas, duras que pode agir como uma forma de proteção, como uma armadura e possuem cerca de 40cm.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM
. O bodó, um peixe típico da região da Amazônia . O peixe tem uma carapaça formada por escamas duras, que deixam o peixe com uma aparência pré-histórica. Apesar disso, o sabor faz do bodó uma mercadoria especial.

O bodó, um peixe típico da região da Amazônia

mostra que eles possuem muito mais do que 40cm. O bodó fica sempre junto ao substrato, seja o solo, pedras ou pedaços de pau e sua boca ventral o ajuda a comer os detritos, algas e pequenos animais que ficam nesses locais. Também se escondem dentro de cavidades naturais, e os seus “ninhos” são construídos nas barrancas dos rios (logicamente quando a água está alta), como ilustrado abaixo.

LEIA TAMBÉM  Lista de aeroportos do Amazonas

1 foto vale mais do que 1000 palavras

Shaun Brown, 14, levou um susto quando pescou no Grand Union Canal em Leicestershire um bodó. Este é possivelmente o primeiro a ser encontrado em um rio britânico.

Especialistas dizem que é pouco provável que tenha migrado por causa do aquecimento global. E é mais provável que tenha sido libertado no canal após ficar muito grande para um aquário.

Shaun Brown, 14, levou um susto quando pescou no Grand Union Canal em Leicestershire um bodó. Este é possivelmente o primeiro a ser encontrado em um rio britânico. Especialistas dizem que é pouco provável que tenha migrado por causa do aquecimento global. E é mais provável que tenha sido libertado no canal após ficar muito grande para um aquário. Fonte: Daily Mail

Fonte: Daily Mail

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações