Bodós Gigantes pré históricos - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, segunda-feira, 4 de maio de 2026

Curiosidades Amazônicas

Bodós Gigantes pré históricos

Publicado há

em

Bodó gigante pescado próximo ao Careiro da Várzea imagem : Kaah Castro

Você sabia da existência de bodós gigantes pré históricos? Pois é! Existem! E é justamente sobre esse peixe que irei tratar hoje. Dessa vez dividiremos o post em três partes, a primeira sobre o bodó em si (culinárias e festas), a segunda especialmente sobre essa, como podemos dizer… curiosidade cabulosa e por fim sobre a lenda do bodóman (que inclusive está gravando um vídeo, dizem que é o vídeo mais esperado do ano!).

Bodó gigante pescado próximo ao Careiro da Várzea imagem : Kaah Castro

Bodó gigante pescado próximo ao Careiro da Várzea
imagem : Kaah Castro

Culinário de Bodó

Em Manaus, quando alguém fala sobre o bodó a maioria já entorta o nariz, até mesmo quem nunca o provou, talvez, esse seja o peixe que mais sofre preconceito na capital amazonense. Com uma aparência rústica devido a sua carapaça de aparência pré-histórica, o bodó é vítima de preconceito na capital amazonense e, ao mesmo tempo, consegue ser o peixe mais popular de Iranduba, Parintins e Tefé.

Em Iranduba, por exemplo, existe o Festival do Bodó. Durante o festival, mais de 30 tipos de comidas são apresentados ao público. Entre elas estão o X-Bodó, Kibodó, Piracuí de Bodó, empada de Bodó, o Bodó de casaca, a maionese de Bodó, o vatapá de Bodó, entre outros, que são vendidos nas barracas dos organizadores do evento, que também conta com apresentações de bandas de forró e bolero.

Em Parintins, o bodó é atração à parte no Festival Folclórico do Boi Bumbá. Lá o bodó é o peixe mais popular. E quem estiver disposto a não se deixar levar pelas superficialidades, pode pedir ajuda a qualquer um dos vendedores que eles explicam com toda paciência a melhor forma de comer, já que o bodó precisa ser descascado.

As escamas ásperas como lixas se aglomeram formando um casco, mas abaixo disso, é um peixe de carne abundante e pouquíssimas espinhas, dele, o parintinense come tudo e tem os ingredientes da cabeça como o ponto alto do seu sabor.

Agora vamos falar sobre os bodós gigantes

Não encontrei muita referência escrita sobre esse peixe gigante, talvez, seja o mesmo bodó que conhecemos. O bodó normalmente possui o corpo revestido de placas ósseas, duras que pode agir como uma forma de proteção, como uma armadura e possuem cerca de 40cm.

. O bodó, um peixe típico da região da Amazônia . O peixe tem uma carapaça formada por escamas duras, que deixam o peixe com uma aparência pré-histórica. Apesar disso, o sabor faz do bodó uma mercadoria especial.

O bodó, um peixe típico da região da Amazônia

mostra que eles possuem muito mais do que 40cm. O bodó fica sempre junto ao substrato, seja o solo, pedras ou pedaços de pau e sua boca ventral o ajuda a comer os detritos, algas e pequenos animais que ficam nesses locais. Também se escondem dentro de cavidades naturais, e os seus “ninhos” são construídos nas barrancas dos rios (logicamente quando a água está alta), como ilustrado abaixo.

1 foto vale mais do que 1000 palavras

Shaun Brown, 14, levou um susto quando pescou no Grand Union Canal em Leicestershire um bodó. Este é possivelmente o primeiro a ser encontrado em um rio britânico.

Especialistas dizem que é pouco provável que tenha migrado por causa do aquecimento global. E é mais provável que tenha sido libertado no canal após ficar muito grande para um aquário.

Advertisement
Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é ASsim

Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é Assim

Shaun Brown, 14, levou um susto quando pescou no Grand Union Canal em Leicestershire um bodó. Este é possivelmente o primeiro a ser encontrado em um rio britânico. Especialistas dizem que é pouco provável que tenha migrado por causa do aquecimento global. E é mais provável que tenha sido libertado no canal após ficar muito grande para um aquário. Fonte: Daily Mail

Fonte: Daily Mail

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações