Entrevista de emprego: descubra como impressionar os recrutadores

427

Não é apenas um currículo bom que vai lhe garantir uma vaga de emprego. A fase de entrevista dos processos seletivos é uma das mais importantes e exige preparação. Esse é o momento em que você precisa impressionar o recrutador para se destacar entre os outros concorrentes.

São muitas as variáveis analisadas para descobrir quem será o candidato ideal para a vaga. Além de garantir que você conheça a parte técnica do trabalho, os recrutadores também se importam muito com o perfil do candidato, querem saber sobre seus objetivos de vida para saber se adequam com os da empresa, observam sua aparência, a forma como o candidato se comunica e como reage quando são feitos questionamentos mais difíceis.

Para lhe ajudar a chegar seguro e confiante nesta fase, separamos algumas dicas para que você consiga causar uma boa impressão e conquistar a vaga de emprego desejada.

 

Pesquisar sobre a empresa

É fundamental que você conheça a empresa, sua visão, missão e valores. Pesquise quais são os clientes daquela instituição, quem são os concorrentes. Entenda sobre ela e tente conectar sua experiência com o trabalho que é desenvolvido pela companhia. Pense ainda de que forma você pode acrescentar e fale sobre isso com o recrutador.

 

Prepare-se para responder as perguntas mais frequentes

“Quais seus defeitos?”; “Por que você quer trabalhar nessa empresa?” ;“O que te diferencia dos outros candidatos?”; “Você trabalha bem sob pressão?”

Essas são algumas das perguntas que podem surgir durante a entrevista, portanto, pense antes no que responder de forma satisfatória, tendo em mente que não existe uma resposta certa para elas. O que o recrutador vai fazer é montar uma espécie de quebra-cabeça para entender melhor sobre quem você é.

Prepare-se, mas responda sempre de forma genuína, autêntica. É o que de fato vai lhe diferenciar do resto. Aposte nas informações sobre si que lhe fazem único e vão garantir que você seja lembrado.

 

Seja sempre honesto

Não adianta nada você dizer que sabe fazer determinadas funções e ao longo do tempo o seu empregado perceber que na verdade não era bem assim. Infelizmente isso acontece e no futuro gera muito desgaste para o empregado e empregador.

Seja sincero a respeito das suas dificuldades e fraquezas, mas deixe claro que está motivado a aprender e crescer como profissional dentro daquela empresa. Isso com certeza te colocará numa posição favorável.

 

Vista-se adequadamente

Você só tem uma chance para gerar uma boa primeira impressão, então é importante estar vestido adequadamente.

Para as mulheres, é importante não exagerar na maquiagem e optar por um visual mais clean. Uma boa base de maquiagem pode ser o suficiente. Procure não usar acessórios muito chamativos.

Já para os homens o ideal é estar com a barba feita, cabelo cortado e usar roupas bem cuidadas, com cores neutras.

 

Apareça no horário combinado

Estar presente no local da entrevista dentro do horário combinado é importantíssimo e diz muito sobre você. O ideal é estar no local antes do que foi marcado. Isso demonstra comprometimento e o recrutador vai entender que aquela vaga é importante para você.

 

Demonstre confiança

É normal ficar nervoso durante a entrevista, porém procure respirar fundo e focar no que precisa ser feito naquele momento. Olhar nos olhos do recrutador, evitar movimentar muito as mãos, usar do bom humor são formas de demonstrar confiança.

Além disso, tente ao máximo responder a tudo o que te for perguntado de forma rápida, objetiva e que tenha um raciocínio lógico.

 

Mostre que você se adequa ao perfil da vaga

O recrutador consegue perceber logo de cara quando uma pessoa não vai servir para a vaga. Por exemplo, se você se candidatar para uma vaga de vendedor, mas for muito tímido e retraído, são grandes as chances de você não conseguir. Nesse caso, é importante que a pessoa seja comunicativa.

Se for uma vaga operacional, ser comunicativo não fará tanta diferença, mas será importante para o recrutador saber se você sabe trabalhar bem em equipe ou não.

Portanto, tenha em mente que você será analisado também de acordo com o perfil da vaga almejada.

Entrevista de emprego: descubra como impressionar os recrutadores / Foto : Pixbay Divulgação
Entrevista de emprego: descubra como impressionar os recrutadores / Foto : Pixbay Divulgação

Comentários