Política
Governador Roberto Cidade troca 11 titulares para fortalecer gestão
O governador Roberto Cidade anunciou nesta terça-feira (05/05), ao lado do vice-governador Serafim Corrêa, uma ampla reformulação no secretariado do Governo do Amazonas. As mudanças atingem 11 órgãos da administração estadual e visam fortalecer a execução de políticas públicas, aumentar a eficiência da máquina pública e aproximar ainda mais o governo da população.
“As mudanças que estamos fazendo são essenciais para que possamos avançar em áreas essenciais. Todas as pessoas possuem perfil técnico e o mesmo espírito público que eu tenho para servir ao Amazonas. Esse foi o principal fator para que eu pudesse definir o nosso secretariado”, declarou o governador Roberto Cidade.
De acordo com Cidade, as trocas foram definidas em conjunto com o vice-governador Serafim Corrêa após análise criteriosa de critérios administrativos e técnicos. “Essas mudanças foram decididas por mim e pelo meu vice-governador com base em um bom diálogo e no nosso compromisso de fazer o Amazonas avançar”, completou.
O vice-governador Serafim Corrêa reforçou a parceria: “Nós trabalhamos em conjunto. Eu assessoro o governador naquilo que eu sou demandado e naquilo que eu entendo que possa contribuir, principalmente na área econômica e financeira”.
Pastas estratégicas contempladas
A reformulação inclui novos titulares em secretarias e órgãos chave da gestão, com destaque para:
Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz)
Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desporto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE)
Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti)
Secretaria de Estado de Administração (Sead)
Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)
Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
Centro de Serviços Compartilhados (CSC)
Fundo de Promoção Social (FPS)
Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Cultural (AADC)
Processamento de Dados do Amazonas (Prodam)
Novos secretários
Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz): Dário José Braga Paim
Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desporto: Jander de Lima Lasmar
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e UGPE: Júlio César Langbeck Soares Neto
Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Gustavo Adolfo Igrejas
Secretaria de Estado de Administração (Sead): Robson Togni de Almeida
Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Ricelli Viana Pontes
Departamento Estadual de Trânsito (Detran): Marcos Jânio da Silva Costa
Centro de Serviços Compartilhados (CSC): Ian Henderson Carmo Ribeiro
Fundo de Promoção Social (FPS): Adriana Cunha Pimentel
Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Cultural (AADC): Cândido Jeremias Cumarú Neto
Processamento de Dados do Amazonas (Prodam): Renato Borges de Souza
Perfis dos novos gestores
Dário José Braga Paim (Sefaz)
Natural de Volta Redonda (RJ), é auditor fiscal de tributos estaduais desde 2006, com passagem por diversos cargos de chefia na Sefaz, incluindo Secretário Executivo da Receita nos últimos 7 anos. Doutorando em Administração pela FGV-EAESP e mestre em Engenharia de Produção pela UFF.
Jander de Lima Lasmar (Educação, Cultura e Desporto)
Natural de Jutaí (AM), pedagogo com pós-graduação em Gestão Escolar, é servidor da Seduc desde 1995. Desde 2023, dirige a Escola do Legislativo da Aleam.
Júlio César Langbeck Soares Neto (Sedurb e UGPE)
Contador com MBAs em Contabilidade, Auditoria e Licitações, possui vasta experiência em construção civil de grande porte, consultoria e licitações públicas. Exerceu a presidência da Comissão de Licitações da Aleam.
Gustavo Adolfo Igrejas (Sedecti)
Economista, servidor da Suframa desde 1987, com passagem pelos cargos de superintendente adjunto e superintendente geral. Atuou também como secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Robson Togni de Almeida (Sead)
Mestre e doutor em Educação, com carreira em multinacionais e experiência como diretor de Recursos Humanos na Aleam.
Ricelli Viana Pontes (Sepror)
Fisioterapeuta, ex-vereador de Presidente Figueiredo e, desde agosto de 2025, secretário executivo adjunto de Política Agrícola na Sepror.
Marcos Jânio da Silva Costa (Detran)
Advogado com experiência em gestão pública na CMM, Prefeitura de Manaus e Aleam.
Ian Henderson Carmo Ribeiro (CSC)
Advogado, ex-presidente da Amazonastur e ex-secretário adjunto da Segov.
Renato Borges de Souza (Prodam)
Especialista em TI e gestão de projetos, com longa trajetória na própria Prodam em posições estratégicas.
Cândido Jeremias Cumarú Neto (AADC)
Administrador com especialização em Produção Cultural, atualmente exerce o cargo de secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício.
Adriana Cunha Pimentel (FPS)
Jornalista, empresária e com experiência na coordenação de eventos e formação na Aleam.
A expectativa do governo é que os novos secretários assumam imediatamente e deem continuidade ao trabalho com foco em resultados e atendimento à população amazonense.




















