Home Notícias Brasil O 1° lugar em saúde básica no Brasil é nosso

O 1° lugar em saúde básica no Brasil é nosso

2 minutos o tempo de leitura
5,349

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
conteúdo de responsabilidade do anunciante

Manaus está em primeiro lugar entre as capitais do Brasil em saúde básica. O resultado é inédito e foi conquistado no Previne Brasil, programa do governo federal que avalia a saúde básica pelo desempenho dos serviços prestados à população. A conquista é fruto dos esforços e trabalho em equipe de uma gestão comprometida com a saúde e que vem ampliando o acesso a consultas e exames a quem mais precisa.

Em menos de um ano, Manaus se tornou referência nacional. Em 2020, por exemplo, a rede municipal contava com 288 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e 67,28% de cobertura da Atenção Básica. Em 2021, o número de equipes subiu para 339 e o alcance de 77% de cobertura na Atenção Básica.

O Previne Brasil trabalha justamente com base nos indicadores de cada localidade e seus resultados, com financiamento de ações voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS) e repasse financeiro aos municípios. Para isso, o programa avalia indicadores em áreas como: “Saúde da Mulher”, “Saúde da Criança”, “Pré-Natal”, “Cobertura Vacinal” e “Doenças Crônicas”. E o êxito de Manaus foi conquistado especialmente nos indicadores relacionados aos serviços ofertados às gestantes na rede pública municipal. São eles:

  • Proporção de gestantes com ao menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação;
  • Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis;
  • Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

Também apresentaram resultado crescente:

  • O indicador relacionado a pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre nas unidades da rede municipal de saúde.
  • O indicador relacionado ao percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada na rede de atendimento.

Com o resultado, Manaus deixou para trás os 64% de pontuação referentes a 2020 e conquistou a marca de 81%, seguida por Palmas, com 68,9%; depois Curitiba, com 68,5%.

Os investimentos e esforços realizados ao longo de 2021 tornaram a capital amazonense referência nacional. Manaus ganha com uma gestão que leva saúde de qualidade para todos.

Prefeitura de Manaus

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Brasil

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Madrasta que envenenou enteados todo dia postava orações nas redes sociais querendo suas melhoras!

Uma mulher foi presa acusada de envenear os enteados com chumbinho, inclusive, uma morreu.…