Home Notícias Manaus Nem só de “Forró de Galeroso” vive o forró manauara, apareceu uma luz no fim do túnel!

Nem só de “Forró de Galeroso” vive o forró manauara, apareceu uma luz no fim do túnel!

5 minutos o tempo de leitura
608

Manaus nos últimos anos viu nascer um ritmo próprio na cidade, nascido da combinação do gostoso forró nordestino misturado com o funk Carioca e Paulista carregados com letras ponográficas e coroegrafias bizarras do estilo bate-bate, e dessa mistureba nasceu o tão famoso Forró de Galeroso, no qual as letras muitas das vezes falam sobre sexo, drogas e armas, como no caso da letra de algumas bandas de Manaus. Abaixo, por exemplo, é possível ver como a multidão fica excitada com os concursos que rolam nesses shows. Um exemplo abaixo, é a letra cantada em ritmo de forró do funkeiro paulista MC Livinho, na música Eu To Vidrado em Você : “E se tiver muito excitada, pode dançar pelada“.

@temosdetudoaqui

Quando é valendo um caixinha de cerveja ???? procede ??#TomaEssaChallenge #manaus #telezoemano #forrodemanaus #cantor #amor #paixao #am #forro

♬ som original – Andrey Wellington Si

O problema do ritmo, acabou ficando ainda pior quando começaram a ter confusões generalizadas nos ditos espaços que rolam o “Forró de Galeroso” com violências, tiroteios e até mesmo o assassinato de um dos maiores expositores do gênero, o cantor Romarinho MEC em 2021, quando saia da apresentação de um show e dirigia-se para outro evento no qual seria comemorado o seu aniversário de 27 anos. O assassinato do Romarinho, vocalista do Forró Dí Respeito, gerou mídia nacional para o caso e muitos acabaram falando que era devido suas letras, enquanto outros diziam que eram suas atitudes. Todos os envolvidos na morte de Romarinho MEC foram presos e eram integrantes de facção criminosa. Abaixo uma das músicas mais cantadas do Romarinho Mec.

O ritmo do “Forró de Galeroso” se firmou na cidade de Manaus e por ser um movimento genuíno acabou gerando diversos memes de como se dança, de como nascem as músicas e também gerou digitais influencers que são especialistas no assunto. Entre as principais diferenças do Forró de Manaus para o Forró tradicional está a musicidade, pois no “forró manauara “quase não se ouve nem mesmo a Sanfona e se ouve principalmente os teclados, já os cantores, eles ganharam mais aspectos de funkeiros ostentação do que forrozeiros pé de serra. Existem outras diferenças, mas essas sem dúvidas são as principais características para distinguir os ritmos.

Abaixo algumas dessas pérolas criadas para ilustrar o forró manauara.

Assim nasceu o Forró Manauara

Desculpa vários estados do Brasil ,mas é assim que se dança um forró

Como se dança o Forró Manauara

Os comentários ao verem esses vídeos são sempre parecidos, como por exemplo “Forró??? Não tem mais forró em Manaus, acabou faz anos.“, disse um internauta, “Musicas péssimas ,Letras péssimas , tem q ter dança péssima também. Forró das antigas mandou lembrança“, disse outra internauta nos comentários.

Mas, nem só de “Forró Funk” (Forró de Galeroso) vive o forró manauara, e assim, na contramão dessa vertente, apareceu uma luz no fim do túnel resgatando o tradicional forró xote, e o mais interessante disso tudo, veio através de dois jovens talentos, sendo um de Manaus e o outro da cidade de Manacapuru.

A banda Os Meninos do Xote vem com uma proposta diferente, resgatando o verdadeiro forró (xote autêntico) com musicas autorais e a deliciosa sanfona. A banda nasceu em janeiro deste ano, através de um convite do musicista e produtor musical Luciano Kikão feito aos cantores Lucas e Pedro. Lucas Souza, de 26 anos, é o cantor que orgulha a cidade de Manacapuru, enquanto Pedro Lucas, 16 anos, é o cantor manauara que está conseguindo reviver esse ritmo e carrega consigo a responsabilidade de retomar a cena do Forró Xote em Manaus. Vale ressaltar que a banda completa é formada por 7 músicos, sendo 2 vocalistas, dois sanfoneiros, um zambubeiro, um baixista e um triângulo.

Em fevereiro deste ano, Os Meninos do Xote gravaram seu primeiro álbum vídeo musical com 12 obras musicais inéditas do compositor Luciano Kikão e que vem sendo bem aceitas pelo público e gerando muitos comentários positivos nas redes sociais locais e até mesmo grupos especializados nacionais. As músicas podem ser encontradas nas principais plataformas digitais, como Spotfy, Apple Music, Tidal, XBox Music, Deezer, iTunes Store, Youtube Music e Youtube Vídeos.

Comentários sobre Os Meninos do Xote
Comentários sobre Os Meninos do Xote

Parece que tá aparecendo uma salvação pro ritmo, será que ainda é cedo pra questionarmos se o autêntico forró voltou em Manaus? Desejamos boa sorte à banda Os Meninos do Xote. Abaixo o DVD completo d’OS MENINOS DO XOTE (PEDRO LUCAS & LUCAS SOUZA)

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Confira as linhas de ônibus que terão itinerários alterados pela Prefeitura de Manaus para obras de drenagem na avenida Samaúma

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), infor…