O Guerreiro Ajuricaba - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 13 de junho de 2024

Lendas Urbanas

O Guerreiro Ajuricaba

Publicado

no

O Guerreiro Ajuricaba Ilustração : Igor Medeiros

A história/lenda do Guerreiro Ajuricaba, faz parte da Tribo dos Manaós, nome esse que significa “Mãe dos Deuses”. A tribo dos Manaós habitava a região entre a atual cidade de Manaus e Manacapuru, eles faziam parte do grupo aruaque, família linguística aruaque (de arawak, “comedor de farinha“).

O Guerreiro Ajuricaba Ilustração : Igor Medeiros

O Guerreiro Ajuricaba
Ilustração : Igor Medeiros

A tribo dos Manaós se negava a ser deslocada para áreas onde tornava-se mais fácil aos padres catequizá-los e depois servirem de mão-de-obra escrava para os portugueses, por isso viviam em confronto.

Um dos líderes importantes da tribo dos Manaós era o guerreiro tuxaua Ajuricaba, ele percebeu que os militares portugueses casavam com as filhas dos Tuxauas para apaziguar os conflitos e facilitar a dominação da tribo.Com uma excepcional capacidade de liderança Ajuricaba reuniu diversas tribos locais e assaltava as tribos que viviam sobre o domínio português, além de organizar um sistema de vigilância que dificultava o deslocamento dos portugueses pelos rios e lagos da região, a área dos conflitos ia do baixo Rio Negro ao Rio Branco (Roraima).

LEIA TAMBÉM  História Macabra sobre o Teatro Amazonas

O Guerreiro Ajuricaba Ilustração : Igor Medeiros

Após várias investidas frustradas, os portugueses conseguiram matar o filho de Ajuricaba, o jovem Cucunaça. Com a perda do seu filho, Ajuricaba lança-se entre os soldados portugueses e causa várias perdas, no final um grupo de soldados o cercou e conseguiu o prender.

LEIA TAMBÉM  Lenda Urbana - Lágrimas de Sangue

Acusado de vários crimes, Ajuricaba acaba acorrentado dentro de uma embarcação com mais vários indígenas que iam ser vendidos como escravos em Belém, mas mesmo acorrentado Ajuricaba lutou e ameaçou seriamente a tropa lusitana. Depois de muito sangue derramado, Ajuricaba mesmo acorrentado atirou-se na água, preferindo suicidar-se do que sofrer com a humilhação imposta pelos portugueses invasores. Depois deste episódio, o guerreiro Ajuricaba nunca mais foi visto, infelizmente a maioria do povo  amazonense nunca ouviu falar desse grande guerreiro.

LEIA TAMBÉM  Lenda Urbana - As flores da morte

Reza a lenda do Ajuricaba:

Reza a lenda que antes de se atirar no rio, Ajuricaba se virou na direção dos soldados  lusitanos e gritou: “Esta terra é minha, essa terra é nossa”. Reza a lenda que não foi em qualquer parte do rio que Ajuricaba se atirou, Ajuricaba se atirou no encontro do rio Negro com o Solimões, chamado de Encontro das Águas.

O Guerreiro Ajuricaba Ilustração : Igor Medeiros

O Guerreiro Ajuricaba se atirou no Encontro das Águas
Ilustração : Igor Medeiros

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações