Home Entretenimento Curiosidades Perfil no Instagram divulga como é ter uma rasga-mortalha em casa!

Perfil no Instagram divulga como é ter uma rasga-mortalha em casa!

1 minutos lido
40

Um perfil pra lá de curioso divulga como é ter uma coruja suindara em casa. A coruja suindara é a mesma da Lenda Amazônica “Rasga Mortalha”. A coruja branca! No perfil abaixo, é possível ver o “corujo” Cuco e sua irmã Ravena.


Eles vivem na cidade de Jaciara, distante a 145km de Cuiabá, capital do Mato Grosso. As corujas são legalizadas e pertencentes à Carla Gabriela que é quem alimenta o perfil e monitora as mesmas.

Sobre a Suindara

Nomes populares: suindara, coruja-branca, coruja-do-campanário, coruja-de-celeiro, coruja-da-igreja, coruja-das-torres, rasga-mortalha
Nome científico: Tyto furcata
Estado de conservação: não consta na lista vermelha da IUCN nem na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção

A suindara é uma espécie de coruja encontrada em todo o território brasileiro, nos mais diversos habitat, inclusive em ambientes urbanos, onde nidifica em torres de igreja e até mesmo em casas e edifícios. Daí alguns de seus nomes populares. Outro, tristemente associado ao mau-agouro, vem da sua forte vocalização, que para alguns lembra um pano, ou uma mortalha, sendo rasgado.

Ela tem um disco facial branco em forma de coração muito característico, o que lhe dá uma aparência inconfundível. Mas não é só isso: esse disco ajuda a levar o som até a entrada dos seus ouvidos externos e é uma estrutura única, que coloca a suindara em uma família especial de corujas, a Tytonidae.


Tem entre 33 e 38 centímetros de comprimento, envergadura de 75 a 110 centímetros e peso entre 310 e 570 gramas, sendo que as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos. O dorso é cinza ou pardo e as partes inferiores são brancas. Suas penas macias e serrilhadas fazem um voo silencioso, ideal para que a suindara surpreenda suas presas.

  • Conhecida também como Suindara, a rasga mortalha é uma coruja que possui fama de agourenta. Em algumas regiões, principalmente no norte e nordeste do Brasil, acredita-se que quando essa ave passa por cima de alguma casa soltando um ruído semelhante a um “pano sendo rasgado”, é sinal de que algum morador por ali está perto de morrer.

    Ouça o terrível grito da Rasga mortalha e não durma hoje!

    A rasga mortalha é o nome popular que se dá , na região norte e nordeste, à uma pequena co…
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Leia Também

Aranha venenosa que pode viver até duas décadas é descoberta

Aranhas, normalmente, não são um dos animais mais queridos das pessoas. Existem aqueles qu…