Home Notícias Manaus Prefeitura de Manaus lança programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’

Prefeitura de Manaus lança programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’

4 minutos o tempo de leitura
23

Com a presença de aproximadamente 400 idosos, a Prefeitura de Manaus lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 30/3, na sede do Parque Municipal do Idoso (PMI), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, o programa “Viver Bem na Terceira Idade”, coordenado pela Fundação Dr. Thomas (FDT), que tem como objetivo descentralizar as atividades que já são oferecidas pelo parque. O projeto é realizado por meio do edital de chamamento público com recursos do Fundo Municipal de Direitos do Idoso (FMDI) e será realizado até o fim do ano.


A ideia é promover lazer, convívio social, ocupação e recreação para nove associações e grupos de idosos da capital amazonense. O projeto iniciou no dia 3/1 com a capacitação de toda a equipe, como professores de educação física, estagiários, coordenadores e supervisores, e no dia 5, com as atividades.

De acordo com a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, por meio do programa, a prefeitura quer garantir mais qualidade de vida e inclusão social aos idosos.

“Esse é um compromisso do prefeito David Almeida, levar qualidade de vida para todos os idosos de Manaus. O programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’ leva com mais proximidade aos idosos, atividades físicas gratuitas, de modo que eles sejam protagonistas da própria vida. Por meio desses grupos, os idosos vão movimentar o corpo, fazer amizades, e com certeza isso vai aumentar a autoestima deles e afastar para bem longe qualquer tipo de doença”, destacou a diretora-presidente da FDT.

O coordenador-geral do projeto, Aldévio Praia Júnior, salientou que um dos principais focos do programa é fazer o idoso ter um convívio social saudável e feliz.

“O ponto principal é por meio da atividade física melhorar a qualidade de vida dos idosos. E quando falo isso me refiro, além do aspecto físico, ao social também. Essa interação é muito importante, porque tira os idosos do isolamento e os leva para o convívio social, que é algo muito importante para todos, eles ficam felizes quando conhecem outras pessoas e lugares diferentes”, pontou o coordenador.

Apoio

Valcylene de Oliveira, 57, coordena a associação “Unidos em Cristo”, no bairro Jorge Teixeira, há 16 anos, ela conta que o apoio da prefeitura, por meio do “Viver Bem na Terceira Idade” tem feito muita diferença para os idosos atendidos pela entidade.

“Estávamos precisando desse apoio, o nosso grupo não parou na pandemia, ficamos isolados, mas não distantes, nos falávamos por telefone. Agora com a prefeitura, estamos fazendo um retorno feliz, todo esse apoio nos proporciona muito ânimo. Os idosos precisavam disso”, comentou.

Para Vera Mota, 63, integrante do grupo “Vitória Alegre”, sediado no Grande Vitória, zona Leste, a melhor parte são os passeios. “Tudo ficou muito melhor com o apoio da prefeitura, estamos passeando mais, conhecendo outras pessoas. Chega de ficar preso, agora é liberdade, já ficamos dois anos em casa e agora nem a chuva irá nos atrapalhar”, completou.

Atividades

As atividades oferecidas pelo programa são artísticas e recreativas em geral, palestras educativas, além de eventos como aniversariantes do mês, bailes e datas festivas, Jogos Idoso Saudável (JIS), manhã recreativa na Ponta Negra, esportes adaptados: voleibol, atletismo, futsal e basquetebol, ginástica terapêutica, caminhada orientada, danças, passeios e jogos de salão: dominó, baralho, dama, entre outros.

Núcleos

Os núcleos que fazem parte do projeto são: Vitória Alegre (rua Tocantinópolis, 254, bairro Grande Vitória); Idosos do Coroado (rua Dom Bosco, 230, bairro Coroado); Fonte de Águas Vivas (rua Senador Leitão da Cunha, 98C, bairro São Francisco); Amigos da Cachoeirinha (avenida Carvalho Leal, 1.151, bairro Cachoeirinha); Orquídeas (rua Penetração 3, bairro Japiim); Girassol (rua Padre Francisco, bairro Santo Antônio); Amigos da Melhor Idade (rua Mares do Sol, bairro Gilberto Mestrinho); Anos Dourados (rua A-4, 1.100, Japiim); e Unidos em Cristo (igreja Santa Clara, bairro João Paulo II, zona Norte).

Prefeitura de Manaus lança programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’ – Imagem: Divulgação
Prefeitura de Manaus lança programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’ – Imagem: Divulgação
Prefeitura de Manaus lança programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’ – Imagem: Divulgação
Prefeitura de Manaus lança programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’ – Imagem: Divulgação
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Jussara Melo
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Maternidade Balbina Mestrinho arrecadou 117 frascos para doação de leite materno que atende bebês da capital e do interior do AM

A Maternidade Balbina Mestrinho, por meio do Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategu…