Home Notícias Manaus Prefeitura de Manaus realiza abertura da ‘Semana da Literatura Amazonense’

Prefeitura de Manaus realiza abertura da ‘Semana da Literatura Amazonense’

2 minutos lido
67

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 5/4, a abertura da “Semana da Literatura Amazonense”, com o tema “Família Escola: construindo a excelência da educação, em prol de uma Manaus melhor para se viver”. O evento será realizado por meio do canal no YouTube “Semed Educação Manaus”, e tem o objetivo de divulgar a literatura local nas escolas da rede municipal de ensino até sexta-feira, 9/4, para beneficiar os alunos da educação infantil, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Prefeitura de Manaus realiza abertura da ‘Semana da Literatura Amazonense’ – Imagem: Divulgação

O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE-Semed), Carlos Guedelha, disse que o evento é uma maneira de estimular a leitura das obras de escritores amazonenses, além de seguir orientação para melhorar a educação em Manaus, na administração do prefeito David Almeida.

“A semana é uma oportunidade para divulgarmos a nossa literatura, que, infelizmente, ainda é pouco conhecida. Muitos autores nossos são mais conhecidos fora do Amazonas, do que aqui. Nós queremos divulgar e estimular entre os alunos o gosto pela leitura, além de criar uma memória das nossas letras. As escolas vão realizar suas atividades coordenadas pelas divisões distritais”, completou Guedelha.

Uma das coordenadoras da semana, a assessora pedagógica da biblioteca-escola da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Elizabeth Matos Melo, destacou a importância da programação na rede municipal de ensino.

“Nosso objetivo é divulgar as obras de diversos escritores e poetas amazonenses aos alunos, para que possam conhecer a cultura local e, também, queremos incentivar a leitura nas escolas. Temos muitos alunos talentosos que precisam somente de um incentivo, para revelar esses talentos enquanto escritores”, contou.

Programação
A programação contará, de forma remota, com romances, contos, crônicas, ensaios, poesias, teatro, biografia dos autores amazonenses, entre outras atividades. Nas escolas municipais e remotamente, a programação conta com o apoio de bibliotecários, diretores, pedagogos, professores e pais ou responsáveis, por se tratar de uma atividade em que os alunos estão em suas residências.

A ação se dá em cumprimento à lei municipal nº 882, de 19 de setembro de 2005, que institui no município a realização da semana; e o decreto n° 8.438, de 8 de maio de 2006, que regulamenta o ensino.

Comentários com Facebook

Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Jussara Melo
Carregar Mais Em Manaus

Leia Também

David Almeida conquista pra Manaus vence quatro categorias na 1ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes

Manaus foi a grande cidade premiada na etapa estadual do 1º Prêmio Band Cidades Excelentes…