Quais as melhores ferramentas para se ter em casa?

167

Sabe aquelas coisas para resolver em casa que vamos adiando? Uma tomada que não funciona, uma cortina que precisa pendurar,  muitos desses pequenos serviços podem ser feitos sem ajuda de um profissional. Mas  para isso, é importante se equipar e ter as ferramentas certas para poder resolver os pepinos.

Michael Machaki, cinegrafista, acredita que  depende de cada pessoa e de suas habilidades como ela montará sua caixa de ferramentas. “Eu  tenho todo tipo de ferramenta, além de ser cinegrafista eu também sou mecânico, então eu faço o que precisa ser feito dentro de casa e até para alguns amigos.” Ele diz que trabalhar com as próprias ferramentas em casa é praticamente um hobby.

Michael, assim como muita gente, vive mexendo dentro de casa. Mudando as coisas de lugar, comprando um móvel novo, e essas pequenas mudanças dependem muitas vezes de ferramentas, mas há opções específicas para cada situação e cada vez mais os produtos estão mais modernos.

Quando o assunto é martelo por exemplo, ferramenta básica para  ter em casa, existem alguns tipos, que servem para diferentes tarefas: o de carpinteiro, o de ferreiro, o de bola, a marreta, o malho e o de sapateiro. Cada um serve para um tipo específico de trabalho.

Por exemplo, você já ouviu falar no martelo bola ou serralheiro? Essa ferramenta é muito útil em trabalhos em metal. A parte redonda da cabeça é geralmente usada para moldar e aplainar metais. Também é usado em trabalhos de rebitagem e forja para moldar o metal.

Martelos são ferramentas muitos simples. Eles não exigem muita manutenção, mas é preciso estar atento para o estado do cabo. Além disso, martelos bola são ferramentas econômicas, no entanto, é importante conferir bem a qualidade antes de tomar qualquer decisão. Além disso é bom observar as diferentes marcas e o padrão de qualidade delas.

Hoje em dia, com tudo na internet, dá para tirar muitas ideias para dar aquela mudada na casa. Diversos sites trazem dicas do tipo “faça você mesmo”. Essa é uma forma de aprender, colocar a mão na massa e ainda economizar um troco.

O aposentado Edimilson Schmitt diz que desde pequeno se interessava pelas ferramentas do pai, e com o tempo foi aprendendo sozinho saber se virar dentro de casa. “Eu acho que todo homem gosta, faz parte do homem isso. Ter uma caixa de ferramentas e resolver o que aparece na casa para resolver, é sempre um prazer.”

Pelos depoimentos de alguns homens, dá para ter uma ideia de que existem algumas ferramentas que são as  essenciais para ter em casa: martelo, chave de fenda, alicate e furadeira são as mais citadas. Mas cada um sabe das necessidades mais costumeiras e a caixa de ferramentas pode variar bastante de pessoa para pessoa. O importante é saber escolher bem, aliando segurança  e qualidade, além de economia claro. E aí? Mãos à obra?

Imagem / Pixabay

Comentários