Saiba porque a mangostin ou mangostão é considerada a rainha das frutas

737

Você sabia que a fruta mangostin ou mangostão é considerada a rainha das frutas ?!

Com o nome científico “Garcinia mangostana”, a exótica fruta é originária da Índia e de países do Mediterrâneo. Possui uma casca grossa e roxa, a polpa é formada por gomos brancos, que lembram até um ingá. O mangostin foi introduzido no Brasil em 1935, no Estado do Pará, logo depois na Bahia, hoje os maiores produtores da fruta no Brasil, com área plantada de 350 ha e colheita de 300 toneladas por ano.

Saiba porque a mangostin ou mangostão é considerada a rainha das frutas – Imagem: No Amazonas é Assim

O que faz essa fruta ser tão especial é sua história e uma substância encontrada em sua polpa. A rainha Vitória, da Inglaterra, era uma apreciadora dela e, por isso, a fruta é lembrada como a “rainha das frutas”. Segundo a nutricionista da Ceasa Campinas, Kátia Meire Prata Souto, a casca da fruta apresenta componentes como xantonas e taninos, que possuem poder antioxidante, antibacteriano, ajudam a manter a saúde intestinal, a fortalecer o sistema imunológico, a neutralizar os radicais livres, a fortalecer as cartilagens e o funcionamento das articulações.

O mangostin ou mangostão também ajuda na manutenção dos níveis de açúcar no corpo, ótimo para controlar a diabetes. O alto teor de vitamina C presente contribui para fortalecer o nosso sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras doenças.

A fruta também é rica em fibras, que ajudam a dar a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, ajudando também na diminuição do apetite.

Saiba porque a mangostin ou mangostão é considerada a rainha das frutas – Imagem: No Amazonas é Assim

O mangostão pode ser consumido in natura, mas também é possível fazer sucos com sua polpa. As sementes são mais amargas, mas a polpa tem um sabor doce.

A rainha das frutas oferece vitaminas do complexo B, como tiamina, niacina e folato, importantes para o nosso cérebro. Possui também boas quantidades de minerais como cobre, manganês, magnésio e potássio – este último importante para a manutenção da boa saúde cardiovascular.

O que tem de saborosa a fruta tem de cara, o quilo varia de R$90 a R$250, dependendo da região do Brasil. As fazendas que fazem cultivo da mangostin possuem sistemas de seguranças reforçados, vigiados 24h por dia, com cercas altas, placas intimidadoras e até sistema de vigilância eletrônica. Quem consegue passar por essas cercas se depara com árvores frondosas com frutos estranhos para nós brasileiros.

Saiba porque a mangostin ou mangostão é considerada a rainha das frutas – Imagem: No Amazonas é Assim

Comentários