Tanajura Frita na panela - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Domingo, 05 de Maio de 2024

Culinária Amazônica

Tanajura Frita na panela

Publicado

no

Em Santa Rosa do Purus, caçadores se estendem por toda parte na época em que as formigas Tanajuras surgem aos milhares da terra

As crianças saem da escola e começa a correria para uma área de floresta que fica ao lado. Muitas perdem o medo e entram na mata. Todo o esforço é para pegar as formigas conhecidas como “tanajuras” que também são chamadas de “formiga de roça”.

Na chegada das chuvas, as fêmeas saem para o voo nupcial. Eles vão se acasalar e criar um novo formigueiro. A maioria não vai conseguir.

LEIA TAMBÉM  Receita de Bolo de Macaxeira

Em Santa Rosa do Purus, uma das cidades isoladas do Acre na fronteira com o Peru, a tanajura é uma iguaria. As crianças vão enchendo sacos e garrafas peti. O que interessa é a parte traseira bem protuberante que só a fêmea tem. Os caçadores separam a bolota do resto do corpo.

As formigas-macho não voam e são as que mais atacam os caçadores. Chegam a cortar a pele. Mas, esse não é motivo para desistir da captura. Até porque o fenômeno do voo da tanajura tem data marcada.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Por toda a cidade, as ruas estão cheias de caçadores. É uma festa. As crianças acompanham os voos da tanajura de um lado para o outro.

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Aprenda como fazer uma deliciosa Tapioca Rosa em passo a passos

Onde um ninho é descoberto, forma-se um pequeno grupo de caçadores. Os menores levam pedaços de pau para abater as formigas que tentam fugir. Os adultos também estão de olho. Esse é um prato preferido de muitos moradores de Santa Rosa do Purus.

A receita para se comer tanajura é simples: lava as bolotas de gordura, coloca sal a gosto e leva para o óleo quente. Quando está fritando a bolota solta uma gordura. O calor vai expondo a gordura em si. Cinco minutos de fogo é só colocar a farinha levar ao prato e servir.

LEIA TAMBÉM  Pacu Assado na Churrasqueira

O gosto é de torresmo. É preciso comer devagar sentindo o sabor, até porque o novo voo das tanajuras só no ano que vem. A captura, o preparo da tanajura e a degustação são comuns em diversos estados nas regiões Norte e Nordeste. Segundo especialistas, o alimento já faz parte da rotina dos povos indígenas há bastante tempo.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações