Home Regionalismo Culinária Regional Tanajura Frita na panela

Tanajura Frita na panela

2 minutos lido
498

Em Santa Rosa do Purus, caçadores se estendem por toda parte na época em que as formigas Tanajuras surgem aos milhares da terra

As crianças saem da escola e começa a correria para uma área de floresta que fica ao lado. Muitas perdem o medo e entram na mata. Todo o esforço é para pegar as formigas conhecidas como “tanajuras” que também são chamadas de “formiga de roça”.

Na chegada das chuvas, as fêmeas saem para o voo nupcial. Eles vão se acasalar e criar um novo formigueiro. A maioria não vai conseguir.

Em Santa Rosa do Purus, uma das cidades isoladas do Acre na fronteira com o Peru, a tanajura é uma iguaria. As crianças vão enchendo sacos e garrafas peti. O que interessa é a parte traseira bem protuberante que só a fêmea tem. Os caçadores separam a bolota do resto do corpo.

As formigas-macho não voam e são as que mais atacam os caçadores. Chegam a cortar a pele. Mas, esse não é motivo para desistir da captura. Até porque o fenômeno do voo da tanajura tem data marcada.

Por toda a cidade, as ruas estão cheias de caçadores. É uma festa. As crianças acompanham os voos da tanajura de um lado para o outro.

Onde um ninho é descoberto, forma-se um pequeno grupo de caçadores. Os menores levam pedaços de pau para abater as formigas que tentam fugir. Os adultos também estão de olho. Esse é um prato preferido de muitos moradores de Santa Rosa do Purus.

A receita para se comer tanajura é simples: lava as bolotas de gordura, coloca sal a gosto e leva para o óleo quente. Quando está fritando a bolota solta uma gordura. O calor vai expondo a gordura em si. Cinco minutos de fogo é só colocar a farinha levar ao prato e servir.

O gosto é de torresmo. É preciso comer devagar sentindo o sabor, até porque o novo voo das tanajuras só no ano que vem. A captura, o preparo da tanajura e a degustação são comuns em diversos estados nas regiões Norte e Nordeste. Segundo especialistas, o alimento já faz parte da rotina dos povos indígenas há bastante tempo.

Comentários com Facebook
Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Culinária Regional

Leia Também

Aprenda a fazer um delicioso Mousse de maracujá natural de maneira rápida e prática

Você que trabalha e cuida da família quer e merece descansar nesse final de semana. Por is…