Home Notícias Manaus Vacina contra a Covid-19 será oferecida em 50 locais durante a semana

Vacina contra a Covid-19 será oferecida em 50 locais durante a semana

4 minutos o tempo de leitura
47

A Prefeitura de Manaus segue com a vacinação contra a Covid-19 em 50 locais de atendimento, que estarão abertos de segunda a sexta-feira desta semana. O foco principal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é avançar na dose de reforço do público de 18 anos ou mais e na segunda dose das crianças de 5 a 11 anos. Balanço feito pela Secretaria mostra que mais da metade desses dois segmentos está atrasada com o esquema vacinal.

Vacina contra a Covid-19 será oferecida em 50 locais durante a semana – Imagem: Divulgação

Dos 50 pontos de vacinação, cinco estão preparados para receber o público infantil – Parque Cidade da Criança e Studio 5, na zona Sul; Sesi, na zona Leste; Sambódromo na zona Oeste; e shopping Via Norte, na zona Norte – e 48 farão o atendimento de adolescentes, adultos e idosos, sendo quatro pontos estratégicos de grande fluxo – Shopping Phelippe Daou, Studio 5, Sesi e Sambódromo – 44 unidades de saúde da rede pública. Todos funcionarão ao longo da semana, das 9h às 16h. Apenas o shopping Via Norte inicia o atendimento uma hora mais tarde, às 10h.

A lista com os locais de vacinação, endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no site da Semsa por meio do link bit.ly/localvacinacovid19 e nos perfis da Secretaria nas redes sociais (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).

A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, lembra que as crianças de 5 a 11 anos devem, ir se vacinar acompanhadas de um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos, e devem apresentar a caderneta de vacinação, a certidão de nascimento ou um documento de identificação com foto, e o Cartão Nacional do SUS ou o CPF. Nos pontos de vacinação estão disponíveis as duas doses de vacina. Para completar o esquema vacinal, a criança deve ter recebido a primeira dose há 28 dias, se recebeu CoronaVac, ou há dois meses, se a primeira dose foi de Pfizer pediátrica.

“Mais uma vez orientamos aos pais que levem seus pequenos para completar o esquema vacinal, garantindo que fiquem protegidos. O cenário atual é de tranquilidade em relação à Covid-19, mas precisamos dar seguimento à vacinação e nos mantermos vigilantes para evitar ao máximo os riscos de exposição ao vírus, que continua a circular”, alerta a subsecretária.

Para os adolescentes de 12 a 17 anos também estão disponíveis a primeira dose e a segunda dose, que deve ser aplicada em um intervalo mínimo de 21 dias. para os que apresentam alto grau de imunossupressão está disponível a terceira dose, indicada para os que tomaram a segunda dose há dois meses ou mais.

Adultos de 18 anos e mais também podem receber as primeiras doses do esquema vacinal inicial e a primeira dose de reforço (terceira dose), que deve ser aplicada após quatro meses da segunda, até os 59 anos, e após três meses para quem tem 60 anos ou mais.

Além disso, está sendo oferecida a quarta dose para imunossuprimidos e idosos de 70 anos ou mais, que tomaram a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Os que receberam a vacina da Janssen e as crianças e adolescentes de 5 a 17 anos precisam apenas de duas doses, de acordo com as orientações vigentes do Ministério da Saúde.

Quem tem 18 anos ou mais deve levar a carteira de vacinação, documento de identidade original com foto e CPF. Para os imunossuprimidos é exigido laudo que comprove esta condição de saúde.

Vacina contra a Covid-19 será oferecida em 50 locais durante a semana – Imagem: Divulgação
Vacina contra a Covid-19 será oferecida em 50 locais durante a semana – Imagem: Divulgação

 

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Jussara Melo
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Exposição ‘Amazônia Viva’ parceria entre Prefeitura de Manaus e Shopping traz renda para artistas!

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e I…