Brasil
VÍDEO: Jovem de 19 anos é atacada por tubarão em Boa Viagem; caso é o segundo registrado em dois dias no Grande Recife
Uma jovem de 19 anos foi atacada por um tubarão na tarde desta segunda-feira (1º), na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O incidente ocorreu um dia após uma criança de 11 anos também ter sido vítima de um ataque na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.
A vítima foi identificada como Marcela Vitória de Lima Santos. Ela sofreu graves ferimentos na perna direita durante o ataque, ocorrido por volta das 15h10, nas proximidades do cruzamento da Avenida Boa Viagem com a Rua Padre Bernardino Pessoa.
Imagens registradas por testemunhas mostram o momento em que a jovem é retirada da água e socorrida por guarda-vidas e banhistas que estavam no local.
Resgate e atendimento médico
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros, equipes de emergência foram acionadas para prestar atendimento à vítima logo após o incidente.
Marcela estava na praia acompanhada de familiares. Segundo o primo da jovem, o vigilante Jonas André de Lima, ele percebeu os pedidos de socorro e ajudou a retirá-la da água.
Testemunhas relataram ainda que um médico de Minas Gerais, que estava na praia no momento do ataque, realizou os primeiros procedimentos de atendimento até a chegada das equipes de resgate.
A jovem foi encaminhada inicialmente para o Hospital Alfa, em Boa Viagem, e posteriormente transferida para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife, referência em atendimentos de alta complexidade. Até a última atualização, não haviam sido divulgadas informações detalhadas sobre seu estado de saúde.
Histórico de ataques
Segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), este foi o 84º ataque registrado no litoral de Pernambuco desde o início da série histórica, em 1992.
Boa Viagem concentra o maior número de ocorrências no estado, somando agora 25 casos. O último ataque registrado na praia havia ocorrido em 2013.
Veja vídeo:









