Saiba quantas espécies de botos existem na Amazônia e quais são! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Curiosidades Amazônicas

Saiba quantas espécies de botos existem na Amazônia e quais são!

Publicado

no

Uma das maiores riquezas da Amazônia é sua biodiversidade. A fauna e a flora fazem sucesso internacional e são motivos de orgulho para todos nós amazônidas. Vale ressaltar que os botos (golfinhos fluviais), são encontrados apenas no norte da América do Sul e no continente da Ásia.

Os botos da Amazônia são endêmicos, ou seja, nativos da região amazônica. Sobre a quantidade de espécies de botos na Amazônia, de maneira bem direta, atualmente, somente duas espécies são reconhecidas, e duas são propostas. As espécies reconhecidas são do boto cor de rosa: Inia geoffrensis geoffrensis na Bacia Amazônica, e Inia geoffrensis humboldtiana, na Bacia do rio Orinoco.

Boto cor de rosa / Foto : Divulgação

Boto cor de rosa / Foto : Divulgação

As espécies propostas são o Inia boliviensis (boto Boliviano) na Bacia do rio Madeira, e o Inia araguaiaensis (boto Araguaiano) na Bacia Araguaia-Tocantins.

Inia boliviensis / Foto: Divulgação WWF

Inia boliviensis / Foto: Divulgação WWF

 Inia araguaiaensis

Inia araguaiaensis Inia araguaiaensis

Existe ainda uma outra espécie chamada Geoffrensi, mas que ainda não está aceita. Os pesquisadores afirmam que boliviensis e geoffrensis são espécies válidas e diferentes com base na coloração, razão comprimento-massa, características cranianas, número de dentes, tamanho do cérebro, índice cefálico e formato do esterno. A espécie Inia araguaiaensis se divergiu da Inia geoffrensis há mais de dois milhões de anos e podem estar associadas a grandes eventos geológicos na bacia amazônica.

Figura 3. Representação da distribuição dos botos amazônicos. Fonte: Hrbek et al., 2014.

Figura 3. Representação da distribuição dos botos amazônicos. Fonte: Hrbek et al., 2014.

Na bacia Amazônica vive ainda a espécie Sotalia fluviatilis, denominado de Boto Tucuxi, que vive exclusivamente em ambientes fluviais. Contudo, o Tucuxi não está geneticamente relacionado aos botos de rio, sendo considerado um golfinho marinho.

Boto Tucuxi (Sotalia fluviatilis) / Foto : Divulgação / AMPA

Boto Tucuxi (Sotalia fluviatilis) / Foto : Divulgação / AMPA

Embora haja diferenças morfológicas (no corpo) das diferentes espécies de boto, a grande diferença é molecular. Outra forma de distinguir as espécies de boto é através das características acústica da vocalização dos mamíferos e dos mecanismos de ecolocalização de cada espécie. Por exemplo, alguns pesquisadores observaram que os golfinhos da Amazônia (Inia spp.) apresentaram propriedades acústicas de vocalização específicas que são diferentes dos sons produzidos pelas espécies recém-descritas I. araguaiaensis e I. boliviensis.

Independente da espécie, os botos estão ameaçados de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). É possível encontrar sobre o Boto Cor de Rosa aqui e o Boto Tucuxi aqui.

especies de botos da amazonia

especies de botos da amazonia

Então de maneira objetiva, das 7 espécies de botos de água doce do planeta, a Amazônia agrega 4 delas.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações