Aprenda a preparar um delicioso Panetone de Cupuaçu

193

O pão doce recheado, típico das festividades natalinas mais conhecido como panetone, ganhou um sabor mais regional após o acréscimo de frutos amazônicos. 

De origem italiana, o panetone é uma das principais comidas consumidas na época de natal, com prestígio em vários lugares no mundo. Pensando em incrementar um sabor mais regional, culinaristas da amazônia, adicionaram ao alimento, frutos tradicionais da amazônia como, cupuaçu,  tucumã e outros.

Panetone com cupuaçu
Ingredientes: 
– 500g polpas de cupuaçu
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1/2 xícara (chá) de Água
– 1 panetone de frutas cristalizadas (500g)
– 100g de castanha-do-pará picada grosseiramente

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Modo de preparo:
Em uma panela, junte a polpa de cupuaçu, o açúcar e a água. Leve ao fogo e mexa sem parar até dar ponto de geleia. Deixe esfriar e reserve 1 xícara da geleia para a cobertura. Com uma faca, corte a tampa do panetone em forma de cone com aproximadamente 15 cm de comprimento, deixando 3 cm nas laterais. Retire o cone e preencha o panetone com a geleia de cupuaçu. Encaixe o cone, pressionando até a tampa ficar na altura inicial. Ponha um peso sobre a tampa para o cone se integrar à geleia. Leve à geladeira de um dia para o outro. Antes de servir, espalhe o restante da geleia sobre o panetone e distribua as castanhas-do-pará.

Comentários