Na primeira sessão plenária de 2026, Roberto Cidade faz balanço da gestão e projeta metas para o ano legislativo - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Amazonas

Na primeira sessão plenária de 2026, Roberto Cidade faz balanço da gestão e projeta metas para o ano legislativo

Publicado há

em

A divulgação da lista definitiva dos aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), as ações desenvolvidas pelo Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, o trabalho do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) e o fortalecimento do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) marcaram o pronunciamento do presidente do Legislativo Estadual, deputado Roberto Cidade (UB), durante a primeira sessão plenária ordinária de 2026, realizada nesta quarta-feira, 4/2.

Ao abrir os trabalhos do ano legislativo, o parlamentar reafirmou seu compromisso com o Estado e destacou a conclusão de todas as etapas do concurso público da Aleam, aguardado há mais de uma década. “Depois de 14 anos, conseguimos concluir todo o processo do concurso público e, nesta quinta-feira, dia 5, será divulgada a lista definitiva com os nomes dos aprovados. Em breve, iniciaremos as convocações desses novos servidores, que certamente estarão preparados para servir à Casa do povo amazonense”, afirmou.

Roberto Cidade também ressaltou a importância do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, inaugurado em dezembro de 2025, considerado um dos principais avanços no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amazonas. A iniciativa tornou a Aleam a segunda Casa Legislativa do país a oferecer atendimento especializado a pacientes com transtornos do desenvolvimento.

“Cumprimos mais um compromisso que nos enche de orgulho. Desde a inauguração até janeiro deste ano, o Centro já realizou 1.625 atendimentos a crianças de até 14 anos com TEA, Síndrome de Down e outros transtornos do neurodesenvolvimento. O Centro Sensorial é um marco desta Legislatura e reforça nosso propósito de fazer da Assembleia do Amazonas a mais inclusiva do Brasil. Além de atender servidores, vamos ampliar o acesso com a abertura de vagas remanescentes para o público externo”, anunciou.

Foto – Herick Pereira

Atividades ampliadas em 2026

Para este ano, o presidente da Aleam também anunciou o fortalecimento do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), cuja edição de 2026 está confirmada para o mês de abril e deve registrar recorde de participação de parlamentares do interior.

“Vamos intensificar ainda mais o trabalho para aprimorar o Feclam, criando oportunidades e fortalecendo o Legislativo dos 61 municípios do Estado. Tenho certeza de que concluiremos mais essa missão com êxito”, destacou.

Advertisement
Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é ASsim

Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é Assim

Outro ponto abordado foi a atuação do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI). Desde o início de sua gestão, o órgão já concluiu a revisão de 25 leis orgânicas e 18 regimentos internos. A atualização desses instrumentos tem contribuído para a modernização das políticas públicas municipais e para o fortalecimento do trabalho legislativo nas câmaras municipais.

“Estamos empenhados em atualizar legislações que, em muitos municípios, não eram revisadas há mais de 30 anos. Atualmente, temos 18 leis orgânicas e 16 regimentos em andamento, garantindo suporte técnico para que os vereadores atuem com normas modernas, claras e alinhadas às exigências legais. Nosso compromisso é alcançar o maior número possível dos 61 municípios do interior”, ressaltou.

Ao encerrar o pronunciamento, Roberto Cidade reafirmou a defesa de pautas estratégicas para o Amazonas, como a BR-319, a Zona Franca de Manaus (ZFM) e o desenvolvimento da capital. “Seguiremos firmes na defesa da BR-319 para romper o isolamento do Estado, na manutenção dos incentivos da Zona Franca e com um olhar atento para Manaus. Continuaremos trabalhando para construir um Amazonas mais forte e com uma população melhor assistida”, concluiu.

Deixe seu comentário aqui embaixo