Manaus
Prefeitura convoca população para Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico
A Prefeitura de Manaus, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), convida a população a participar da Audiência Pública de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus (PMSB), que será realizada nesta segunda-feira (9/2), às 15h, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, localizada na avenida Brasil, nº 2.971, bairro Compensa, zona Oeste da capital.

Fotos – Arquivo/Semcom
Durante a audiência, os participantes terão espaço de fala garantido para apresentar contribuições de forma aberta e democrática. As manifestações serão mediadas pela prefeitura e registradas em ata para os devidos encaminhamentos. A população poderá apresentar questionamentos, propostas e recomendações relacionadas aos eixos do PMSB, que estão disponíveis para consulta no site www.planodesaneamento.manaus.am.gov.br.
De acordo com o controlador-geral do município, Alessandro Moreira, Manaus contará, pela primeira vez, com um plano que integra todas as áreas do saneamento básico, ampliando as possibilidades de captação de recursos e parcerias em benefício da população. Ele destacou ainda a importância da participação social no processo de construção do documento.
“O Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus representa um avanço significativo para a cidade. O documento reúne inovações em boas práticas, conhecimentos tradicionais e ampla mobilização social, além de integrar esforços com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), especialistas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), profissionais de outros estados e da Lipor, instituição da região do Porto, em Portugal”, ressaltou.
A audiência pública tem como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade, possibilitando que cidadãos, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos, inclusive das zonas rural e ribeirinha, contribuam diretamente para a elaboração do plano.
Alessandro Moreira explicou que o PMSB reúne projetos estratégicos voltados à estruturação do saneamento básico na capital, com propostas de indicadores de desempenho, melhorias e inovações para o setor. Ele também destacou os desafios de atender toda a extensão territorial do município.
“Maceió é uma cidade complexa, com uma área de aproximadamente 11.400 quilômetros quadrados. O plano trata, inclusive, da expansão dos serviços de saneamento para as zonas rural e ribeirinha, garantindo que essas regiões também sejam contempladas”, afirmou.
O controlador-geral acrescentou que o PMSB busca promover impactos positivos especialmente nas áreas mais afastadas do perímetro urbano. “É determinação do prefeito David Almeida alcançar as comunidades ribeirinhas e rurais, valorizando aqueles que cuidam da floresta, das águas e dos rios. O plano estabelece diretrizes para promover melhorias reais e qualidade de vida para essas populações”, concluiu.









