“Quem come jaraqui não sai daqui”: Pratos típicos do Amazonas que você precisa provar

709

Os pratos típicos do Amazonas são ricos em diversidades de cores, sabores e características próprias. São peixes, farinhas, frutas, macaxeira, pupunha, tucumã e vários outros alimentos típicos que fazem desta terra um lugar maravilhoso para se viver.

Para quem visita a capital do Amazonas, Manaus, a culinária amazonense se torna uma atração à parte, devido a sua grande fartura. Confira agora uma breve lista de sabores típicos do Amazonas que todo mundo deveria saborear.

1. X-Caboquinho

Foto: Divulgação

O X-Caboquinho é um delicioso sanduíche, diferente de todos os outros que você já provou em outros lugares do país. Ele é feito com pão massa grossa, queijo coalho, banana, e tucumã. Certamente este prato é um dos sabores que mais têm aqui a cara da nossa região e vale à pena saborear.

2. Tapioca com queijo coalho, tucumã e castanha do Brasil 

Foto: Divulgação

Este outro prato tem seu diferencial principalmente no recheio. É irresistível e dar água na boca. Vai bem em qualquer hora do dia, porém nos ‘cafés regionais’ encontrados em várias esquinas e estradas a tapioca é o destaque do cardápio.

3. Açaí

Foto: Divulgação

O açaí pode ser encontrado em outros lugares do país, porém o açaí do Amazonas, tem traços marcantes, como a sua pureza e textura, que provocam uma grande emoção ao se sentir o gosto original da fruta fresca, que não tem nada a ver com o ‘sabor industrializado’. Tradicionalmente o açaí aqui, é saboreado acompanhado somente com a farinha de tapioca ou farinha de mandioca regional. Há ainda aqueles que preferem acrescentar o açúcar.

4. Tacacá

Foto: Divulgação

Este outro sabor é constituído pela mistura de tucupi, goma, camarão e jambu que provoca uma leve dormência marcante na boca, ideal para se saborear no fim de tarde, seja sozinho ou acompanhado. Quem cheda na capital precisa provar este prato delicioso.

5. Pirarucu

Foto: Divulgação

O maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu, é um característico da nossa região. Grandes instituições como a de Mamirauá, em Tefé-AM, levam para a população ribeirinha o conhecimento do manejo correto deste peixe, e promovem ainda uma feira, a Feira do Pirarucu em Tefé. Vários pratos oriundos do pirarucu enchem o cardápio das peixarias da região, entre eles estão: caldeirada de pirarucu, pirarucu a casaca, bolinho de pirarucu e outros pratos deliciosos que você precisa provar.

6. Tambaqui

Foto: Divulgação

O tambaqui é praticamente um dos peixeis obrigatórios para qualquer restaurante regional do Amazonas, seu sabor é inigualável, é muito popular entre os morados daqui e também entre os turistas. Geralmente a maior pedida é pelo peixe assado na brasa, acompanhado também por uma boa guarnição de baião de 2, farofa e vinagrete. O tambaqui também pode ser encontrado como caldeirada e frito.

7. Jaraqui

Foto: Divulgação

O jaraqui é um peixe típico, muito conhecido também pela expressão regional “Quem come jaraqui não sai daqui”. Essa expressão se encaixa perfeitamente quando alguém que não é da região se apaixona pela culinária e passa a morar aqui. O peixe pode ser saboreado assado, frito, cozido, mas sempre acompanhado de uma boa guarnição, que pode ser baião de 2, farinha de de mandioca ou farofa, vinagrete e até mesmo macaxeira frita.

Outros alimentos regionais

“É maninhos”, a fartura aqui é grande, sabemos que ainda há muitos outros pratos regionais que todo mundo deveria provar e que não está listado acima. Por isso, vamos colocar mais alguns alimentos listados em série: Pé de moleque, pacu, tucunaré, surubim, matrinxã, bodó e outras mais delícias da nossa região que vale a pena saborear.

 

Comentários