Manaus, a capital do Amazonas, é uma cidade enigmática. Desde a sua fundação, a cidade sempre ficou dividida entre as raízes indígenas, o colonialismo europeu e a paixão americana por tendências e mercado.
Contar sobre esses três pontos é contar sobre Manaus. Por isso, preparei uma lista especial para que você possa ter uma ideia melhor sobre Manaus e curiosidades sobre a “Cidade Sorriso”.
- Manaus já foi chamada de Cidade da Barra do Rio Negro e Manaos.
- O nome Manaus derivou da tribo dos manaós, antigos habitantes da região amazônica.
- A região metropolitana de Manaus é a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte.
- Manaus é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Não é sem motivo que é o 10º maior destino turístico do país.
- Manaus é a sexta cidade mais rica do Brasil.
- A população local ultrapassa os 1,9 milhões de habitantes. Na região metropolitana vivem 2,3 milhões.
- Os nascidos em Manaus são chamados de manauenses ou manauaras.
- Uma das atrações de Manaus é o encontro das águas, na qual o Rio Negro (escuro) com o Rio Solimões (claro) correm paralelamente sem se “cruzarem”.
- Apenas 5% dos peixes comercializados em Manaus são do Rio de Negro. A explicação está na sua água, mais ácida e pobre em nutrientes do que os demais rios da região.
- Manaus foi considerada pela revista America Economia uma das 50 melhores cidades da América Latina para negócios.
- O maior porto fluvial em volume de cargas do Brasil é o de Manaus. Um detalhe: ele foi construído sobre imensas boias para não inundar durante as cheias da região.
- A Zona Franca de Manaus abriga 430 empresas, a maioria de produtos eletrônicos.
- Graças à Zona Franca, Manaus arrecada 60% dos impostos da região Norte.
- Com 681 lugares, o Teatro Amazonas foi construído na Europa e trazido de navio para Manaus.
- O prato típico de Manaus (e de toda a região) é o tacacá. A paixão pelo manauense pelo tacacá é tamanha que a iguaria é vendida até em banquinhas de rua.
- Não são todos os brasileiros que sabem que Manaus possui praias. Mas é isso mesmo: assim como outras cidades do Norte, a capital amazonense possui praias de água doce. Quatro bons exemplos de “praias de rio” são Ponta Negra, Praia da Lua, Praia Dourada e Praia do Tupé.
- Apesar da enorme quantidade de água que cerca Manaus, não é fácil de “pescar” dentro de Manaus. Você provavelmente irá para algum ponto na região metropolitana mais propício.
- Talvez você não encontre índios caminhando normalmente por Manaus. Com sorte, você pode encontrá-los na região metropolitana através de passeios, ou mesmo, em eventos específicos.
- Você poderá encontrar onças, anacondas e jacarés-açús em Manaus SIM. Dentro do zoológico. Aliás, até peixe-boi você poderá encontrar em Manaus (Dentro do Bosque da Ciência). Com sorte, você encontra até esquilos em Manaus (Dentro do Adolpho Ducke ou do Campus da Universidade Federal)
- Em Manaus as pessoa são muito sorridentes, não estranhe. Só quem não é tão sorridente são as atendentes. Não a toa que Manaus figura entre as piores cidades do Brasil em atendimento.
Se você lembrou de mais uma curiosidade e gostaria de compartilhar conosco, deixe nos comentários!
Vista aérea da Ponta Negra em Manaus / Foto : Divulgação