Curiosidades Amazônicas
7 curiosidades maravilhosas sobre os seres da Floresta Amazônica!
Publicado
2 anos atrásno
Um dos maiores orgulhos para quem vive na Amazônia é manter em equilibrio esse paraíso, afinal de contas, é apenas através de um ambiente equilibrado que poderemos amenizar os impactos das mudanças climáticas. Na Floresta Amazônica nós temos a maior biodiversidade do planeta. E por isso, trouxe esse artigo que tratam de apenas 7 curiosidades maravilhosas sobre os seres que aqui vivem. Confira
1. O maior rio do mundo
O Rio Amazonas é o maior rio do mundo, seja em comprimento, seja em volume d’água. Há sempre uma discussão em relação ao Rio Nilo, mas já é uma discussão superada. Sua extensão é tão grande, que tem quase a mesma distância entre o centro do Brasil e o centro do México! Só se considera o Rio Nilo o “maior”, quando omitem a informação da nascente do rio Amazonas. Tem cabimento nisso?
O Rio Amazonas nasce no Peru e deságua no Oceano Atlântico, junto ao Rio Tocantins, no norte do Brasil. Além disso, ele é dividido em três partes:
- Ainda nos países andinos, é chamado de Rio Marañón;
- Ao entrar no Brasil, é chamado de Rio Solimões;
- Ao receber as águas do Rio Negro, passa a ser chamado de Rio Amazonas.
E devido o Rio Amazonas estar cercado da maior floresta tropical do mundo, o Rio Amazonas tem uma das maiores biodiversidades em rios que podemos observar em todo o planeta Terra!
2. A maior biodiversidade aquática de todos os rios do mundo
Outra curiosidade sobre a Floresta Amazônica são seus biomas aquáticos e a vasta fauna existente ali. Confira agora algumas das espécies da maior biodiversidade aquática de todos os rios do mundo:
Peixe-boi
O simpático peixe-boi é o maior mamífero que existe no ecossistema do Rio Amazonas. Ele pode chegar a impressionantes 450 quilos e pode medir até três metros de comprimento!
Além disso, o peixe-boi costuma ficar na região mais ao norte da bacia do Rio Amazonas, lugar em que é conhecido por um apelido muito fofo: a vaca-do-mar. Mas, do mar? Sim! O Rio Amazonas é chamado assim, de forma carinhosa, por suas comunidades ribeirinhas!
E você sabe o que o peixe-boi come? Por maior que seja, ele se alimenta basicamente de pequenas plantinhas, que ficam nas margens do Rio Amazonas. Por isso, é que o desmatamento o coloca em risco: quanto mais se desmata a Floresta Amazônica, menor a quantidade de alimento que ele pode encontrar. E mais ameaçada fica a sua existência!
Boto cor-de-rosa
O boto cor-de-rosa é um personagem mitológico do Rio Amazonas, e não poderia ser diferente! Afinal, quem espera ver um golfinho em pleno Rio? E, vendo, quem esperaria que ele fosse cor-de-rosa? Pois é! Cada exemplar dessa espécie tão misteriosa passa a vida nadando entre as árvores do Rio Amazonas, de forma bastante furtiva. Eles podem chegar a pesar até 200 quilos e têm, mais ou menos, 2 metros de comprimento!
Uma curiosidade é que a visão dos botos cor-de-rosa é totalmente adaptada para a água turva do rio. E na prática, isso quer dizer que eles quase não enxergam quase nada. No entanto, seu focinho bastante alongado e a sua testa bastante saliente faz com que ele possa caçar com tranquilidade, mantendo a sua alimentação adequadamente.
Tal como o peixe-boi, entretanto, a ação humana está dizimando essa espécie. No caso do boto cor-de-rosa, o caso está ligado à poluição no Rio Amazonas, que faz com que inúmeros animais acabem por engolir embalagens plásticos e outros lixos despejados de forma irregular.
Tartaruga-da-Amazônia
Tal como o mar, o Rio Amazonas é cercado por animais incríveis! E mais uma prova disso é a Tartaruga-da-Amazônia, que pode chegar a um metro de comprimento e ter peso de mais de 100 quilos! E essa espécie de tartaruga, assim como a marítima, quase nunca sai da água.
Apenas as fêmeas, no período de reprodução, colocam seus ovos nas praias que o Rio Amazonas forma em sua grande extensão. No entanto, tal como as grandes tartarugas do mar o fazem, os ovos são rapidamente enterrados. E depois, suas mães logo voltam para o Rio.
Infelizmente, ainda não existe ainda um projeto de proteção para as tartarugas do Rio Amazonas, que também têm sido alvo da poluição, tal como o boto cor-de-rosa. Por isso, como apenas 5% dos seus filhotes sobrevivem, essa é uma espécie que, em breve, poderá deixar de existir!
3. A onda gigante
Ainda falando sobre as curiosidades sobre a Floresta Amazônica, vamos falar de algo único: suas águas. A palavra pororoca, de origem tupi, quer dizer “causar um grande estrondo”, e foi adotada para se referir a um dos mais impressionantes fenômenos da natureza, que ocorre quando o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial.
A pororoca, essa onda gigante, pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro! Na região da Floresta, este fenômeno geralmente acontece na foz do Rio Amazonas.
E você sabia que são muitos os surfistas que se aventuram em surfar a pororoca? Mesmo surfistas muito experientes, que participam de campeonatos em ondas gigantes, dizem que a experiência de surfar na pororoca é muito difícil. Isso porque, ao contrário das ondas do mar (que duram, no máximo, 40 segundos), a pororoca pode ser surfada por mais de uma hora, tornando-a totalmente exaustiva. E por isso, até mais perigosa que uma onda gigante do mar!
4. A cobra gigante
A sucuri, também conhecida como Anaconda, é uma das mais ilustres moradoras da Floresta Amazônica. Ela é considerada a maior cobra do mundo na relação peso e comprimento, podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos!
A sucuri é um animal tão impressionante que ganhou a tela dos cinemas e já conta com quatro títulos, sendo o primeiro de 1997. Assustadora, né? Mas, saiba: a sucuri é um animal fascinante! Mesmo tão grande, ela não é venenosa, bem diferente de outras cobras menores que ela. O problema, no entanto, está é com a sua mordida: ela é tão forte, mas tão forte, que basta uma mordida para que ela possa matar a sua presa!
5. Povos da Amazônia
Dentre as curiosidades sobre a Floresta Amazônica, os seus povos nativos não podem ficar de fora, não é mesmo? De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria da população vive na zona rural.
Os 6 maiores grupos de índios da Amazônia são:
- Guaranis;
- Xerentes;
- Amawákas;
- Anambés;
- Kambebas;
- Aruá.
No entanto, há mais de 200 diferentes etnias espalhadas por todo o Brasil.
6. Terceiro maior felino do mundo
Nativa da Floresta Amazônica, a onça-pintada, que pesa entre 56 a 92 quilos, (podendo chegar a 158 kg) e mede o de 1,12 a 1,85 metros, é considerada o maior felino da América do Sul e o terceiro maior do mundo! Incrível, não é mesmo?
Considerada a rainha da Floresta, a onça-pintada é um animal solitário, que caça principalmente durante à noite. E infelizmente, ela também está quase ameaçada de extinção! Neste caso, as crescentes alterações ambientais e também a caça são as principais causas de diminuição da população de onças-pintadas no nosso país.
7. Insetos enormes!
Dando fim a nossa lista de curiosidades sobre a Floresta Amazônica, estão os insetos! Você sabia que na Floresta Amazônica existe uma centopeia que se alimenta de sapos, pássaros e até cobras? É a Centopeia Gigante, que além de comer grilos, pode comer ratos e outros animais muito maiores do que ela. Além disso, ela pode viver até 10 anos!
Outro inseto bastante interessante e que habita a Floresta Amazônica é a Aranha-Golias-Comedora-De-Pássaros. É a maior aranha da Floresta, chegando a medir em média 30 centímetros. Surpreendente!
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Talvez você goste
-
Conheça a centopeia gigante da Amazônia capaz de comer até morcegos!
-
Um cachorro sacrificou sua vida para proteger seu dono em Maués ao confrontar uma onça pintada!
-
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
-
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
-
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
-
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação