Publicado
7 anos atrásno
O Brasil tem 1069 casos de sarampo em 2018: 788 no Amazonas e 281 em Roraima, informam dados da secretárias de saúde estaduais enviadas ao Ministério da Saúde. O país também tem 5 mortes confirmadas pela doença (de três estrangeiros e de um brasileiro). A maioria das mortes ocorreu em Roraima (4) e a outra, de um menino de 7 meses, foi confirmada no Amazonas.
Os dados foram contabilizados até o dia 6 de agosto. São seis casos a mais em relação à atualização do dia 1º, quando 1053 infecções haviam sido confirmadas.
Uma das mortes foi de menino de 7 meses em Manaus (AM), que não havia sido vacinado. Ele apresentou os primeiros sintomas (febre, tosse e coriza) no dia 23 de junho. Depois do agravamento do caso, a criança foi internada no dia 25 de junho, mas acabou morrendo três dias depois. A morte foi confirmada pela Secretária de Saúde do Amazonas em jullho.
Em resposta aos surtos, o Ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação que vai até o dia 31 de agosto. Crianças entre 1 e 5 anos receberão a vacina mesmo se já tomaram o imunizante anteriormente. A vacina é a única forma efetiva de proteção contra o sarampo, diz o Ministério da Saúde, que tem contágio fácil e similar ao da gripe.
Os surtos acontecem como resultado de uma confluência entre brasileiros que não tomaram a vacina e a importação de casos da Venezuela. Segundo o Ministério da Saúde, o genótipo do vírus que circula por aqui (D8) é o mesmo que circula no país vizinho.
Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura vacinal no Brasil contra sarampo foi de 85,2% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,9% na segunda dose (tetra viral). Desde 1999, o Brasil não registrava número tão alto de casos confirmados em um único ano. Na época, foram 908 casos de sarampo no país.
O último surto de sarampo no Brasil foi registrado entre 2013 e 2015. Nesse período, 1.310 casos da doença foram registrados. Depois do controle do surto, o Brasil chegou a receber certificado de eliminação da doença em 2016.
Além dos surtos no Amazonas e em Roraima, alguns casos isolados relacionados à importação (quando estrangeiros infectados passam pelo país), foram registrados nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).
Confira a Lista de Postos de vacinação contra o sarampo, clique aqui.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Campanha de imunização contra o Sarampo é iniciada no Amazonas
Agente de saúde morta por sarampo não havia sido imunizada
Primeira pessoa adulta tem morte confirmada por sarampo, no Amazonas
FVS informa terceiro caso de óbito por sarampo no AM e chama atenção para a vacinação no Dia D, neste sábado
Manaus registra 43 novos casos confirmados de sarampo em uma semana
Manacapuru tem 693 casos notificados de sarampo e lidera nº de notificações no interior do AM