Publicado
3 anos atrásno
Mais de 12 mil adolescentes de 12 a 17 anos compareceram, neste sábado, 9/10, aos pontos da Prefeitura de Manaus, para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, concluindo o esquema vacinal necessário para alcançar a eficácia do imunizante. Desde que começou a atender esse público em agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já vacinou com a primeira dose mais de 180 mil jovens.
Para receber esse e os outros públicos que estão sendo vacinados, a Semsa disponibilizou 40 pontos em toda a cidade, que aplicaram quase 30 mil doses, entre primeira segunda e dose de reforço em oito horas de atendimento. Em Manaus, a campanha de vacinação contra a Covid-19 está contemplando pessoas de 12 anos ou mais com primeira e segunda doses e com a dose de reforço pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos seis meses. As pessoas com alto grau de imunossupressão que tenham recebido a segunda dose há 28 dias ou mais estão recebendo a dose adicional.
A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, informou que todos os jovens de 12 a 17 anos que tenham tomado a primeira dose há 56 dias ou mais podem procurar os pontos de vacinação para receber a segunda dose. “Eu deixo aqui a dica para os pais e mães que levem os filhos adolescentes para que recebam logo a segunda dose, que não deixem passar muito tempo. É de extrema importância completar o esquema vacinal. Os jovens estão em aulas presenciais, já estão começando a sair. Podemos ver que a realidade em nossa cidade já é outra, mas não devemos descuidar nesse momento, não só da vacinação, mas também das medidas de segurança, como o uso de máscara, de álcool em gel e de um distanciamento entre as pessoas, evitando aglomeração”, alertou.
A autônoma Joice Andrade aproveitou o sábado para levar logo a enteada Jamile para receber a segunda dose da vacina e garantir a proteção. “Nós consideramos muito importante que todos fiquem imunizados, não só pela família, mas também pela escola, porque ela já retornou às aulas presenciais. A vacina é necessária”, opinou.
O estudante André Kasuo, de 13 anos, foi ao Parque do Idoso, um dos 40 pontos disponibilizados pela Semsa, e recebeu a segunda dose. “Eu quero convidar todos os adolescentes a tomar a primeira e a segunda dose da vacina para se prevenir e também as suas famílias”, sugeriu.
Campanha
O Vacinômetro municipal indica que, até este sábado, foram aplicadas 2.610.810 doses, sendo 1.564.610 primeiras doses, 1.002.453 segundas doses, 18.539 doses de reforço e 25.163 doses únicas. De acordo com os registros da Semsa, 56% da população vacinável na capital está com o esquema completo. Somado ao percentual de dose única, o município passa dos 57% da imunização necessária contra os efeitos graves do coronavírus.
Na segunda-feira, 11/10 ponto facultativo, e na terça-feira, 12/10, feriado dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, não haverá vacinação. O atendimento será retomado na quarta-feira, 13/10, em 39 pontos de vacinação, sendo quatro estratégicos e 35 unidades da Semsa entre UBSs, policlínicas e clínicas da família.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras para celebrar Dia Nacional da Consciência Negra
Galeria de Honra 2024: Prefeitura celebra 33 educadores por projetos que transformam a educação
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura