Prefeitura de Manaus, UNAIDS e Abrasco, em parceria com UFRGS e IFRS, promovem curso ‘Zero Discriminação HIV e Aids’ - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Manaus

Prefeitura de Manaus, UNAIDS e Abrasco, em parceria com UFRGS e IFRS, promovem curso ‘Zero Discriminação HIV e Aids’

Publicado

no

Em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai promover o curso “Zero Discriminação HIV e Aids”, direcionado a profissionais de saúde que atuam em Gestão e Atenção à Saúde, profissionais envolvidos com formação em saúde (educação, residência) e representantes da sociedade civil engajados na prevenção à doença e no combate ao preconceito. O lançamento do curso, que foi organizado em formato on-line, acontecerá nesta quarta-feira, 27/10, às 9h, no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, Centro.

A chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, explica que o combate ao preconceito e discriminação é um dos focos das ações de controle do HIV/Aids na rede municipal, já que resultam em uma maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, tanto no que se refere à procura pelo diagnóstico, quanto na adesão ao tratamento, além da desinformação de profissionais de saúde sobre o tema.

“Por causa da discriminação que ainda existe na sociedade em relação às pessoas que vivem com o HIV/Aids, a população tem maior resistência em buscar o diagnóstico precoce para a infecção, o que impede o início do tratamento em tempo oportuno, visando uma melhor qualidade de vida. Mesmo com o diagnóstico, pacientes têm vergonha de procurar a unidade de saúde para fazer o acompanhamento, principalmente quando não há o acolhimento de forma adequada por profissionais, o que dificulta a adesão ao tratamento”, destaca Rita de Cássia.

LEIA TAMBÉM  Confira a lista de selecionados em curso de Empreendedorismo para feirantes

Com o curso, explica a enfermeira, o objetivo também é fortalecer uma cultura institucional nos serviços de saúde para que seja mais inclusiva, reduzindo dificuldades de acesso causadas por preconceito, misoginia, LGBTIfobia e falta de informação, contribuindo para facilitar o acesso das pessoas que vivem com HIV/Aids às Unidades de Saúde.

“O diagnóstico e o tratamento precoces do HIV/Aids, assim como acontece com qualquer outro agravo, permite um melhor controle da infecção, reduzindo o risco de complicações e óbito. Mas, para isso, é preciso que a população procure a unidade de saúde sem ter vergonha de buscar o atendimento, e seja recebida por profissionais capacitados para fazer esse acolhimento, também sem preconceito”, alerta Rita de Cássia.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A representante e diretora do UNAIDS no Brasil, Claudia Velasquez, destaca que o curso “Zero Discriminação HIV e Aids” está alinhado com a estratégia global do UNAIDS para 2021-2026, que tem um foco na resposta às desigualdades que, potencializadas pelo estigma e discriminação, dificultam ou impedem que as populações-chave tenham acesso à prevenção, tratamento e serviços de saúde que lhes garantem uma vida plena e saudável.

“Neste sentido, acreditamos que a educação, o acesso à informação baseada em evidências e o uso de uma linguagem não estigmatizante são elementos fundamentais para contribuir com profissionais de saúde para que possam prestar um serviço zero discriminação e aproximem os serviços de saúde de populações-chave e pessoas vivendo com HIV. Estamos muito felizes em oferecer este curso à comunidade”, disse Claudia Velasquez.

LEIA TAMBÉM  Conheça o grupo de motociclistas amazonense voltado para mulheres!

Como acessar

O curso on-line “Zero Discriminação HIV e AIDS” é estruturado no formato massive open online course (MOOC) e está disponível desde o dia 20/10 na plataforma Lumina, da UFRGS, de maneira aberta e gratuita. Para ter acesso, basta cadastrar-se na plataforma, por meio do link https://bit.ly/3BbQzmB, e responder a um questionário de perfil sociodemográfico.

Os materiais estarão no formato de videoaulas, podcasts, textos, caixas de ferramentas, bibliotecas de legislação, drops de áudios, audionovela e galerias de arte virtuais. O acesso pode ser realizado a qualquer momento por meio de smartphones, tablets e computadores. O curso tem duração de 90 horas e as pessoas participantes receberão um certificado de participação após concluírem todos os módulos.

“Mesmo que o curso possa ser acessado por profissionais de saúde de várias áreas, a Semsa definiu como foco inicial profissionais que trabalham no manejo em HIV, sendo quatro Serviços de Atenção Especializada (SAE) e três Unidades Básicas de Saúde (UBS) com manejo clínico em HIV”, informou Rita de Cássia, lembrando que o acompanhamento desses profissionais no curso será realizado pela Escola de Saúde Pública de Manaus (ESAP).

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

HIV e AIDS

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico, reduzindo a defesa do organismo em relação às doenças. Com a baixa imunidade, há o surgimento de doenças oportunistas, como tuberculose, hepatites virais, pneumonia e toxoplasmose.

A transmissão do HIV pode ocorrer das seguintes formas: sexo vaginal, anal e oral sem camisinha; compartilhamento de seringas; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; e pelo compartilhamento de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

LEIA TAMBÉM  Limpeza no centro de Manaus será ampliado para gerar mais vendas aos lojistas. Acordo feito entre Prefeitura e CDL

O município de Manaus registrou, de janeiro a 7 de julho de 2021, 399 novos casos de HIV (pessoas diagnosticadas com o vírus HIV, mas sem o desenvolvimento de sintomas da doença) e 269 casos de Aids (doença causada pelo vírus do HIV). No ano de 2020, o número de casos novos de HIV em Manaus foi de 986 e de Aids chegou a 524. No ano de 2019, foram notificados 1.284 casos de HIV e 629 de Aids.

Rita de Cássia explica que em 2020 houve uma redução na notificação de casos novos de HIV e Aids em comparação com 2019, mas isso pode ter relação com o impacto da pandemia da Covid-19, que exigiu um remanejamento nos serviços de saúde e que fez com que a população procurasse menos o atendimento na unidade de saúde para evitar o risco de aglomeração.

“Agora, com o maior controle da pandemia, o importante é que as pessoas procurem uma unidade de saúde para realizar o exame, sendo que 133 delas oferecem o teste rápido para HIV, além de sífilis e Hepatite B e C. Os preservativos estão disponíveis de forma gratuita nessas unidades e é uma das principais formas de prevenção”, lembra Rita de Cássia.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

 

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações