Nesta semana voltaram a circular nas redes sociais, especialmente em grupos de Whatsapp, fotos e vídeos de pessoas sendo esquartejadas como sendo de Piratas do Rio e seus algozes, no caso, seriam traficantes do Amazonas.
As informações dão conta que o fato teria ocorrido no município de Tonantins, distante à distante a 863 quilômetros da capital amazonense. No vídeo é possível ver a brutalidade em que um homem é esquartejado vivo.
Na ocasião do crime a vítima tem os membros superiores e inferiores, decepados com uma arma branca. Mesmo sem as partes dos corpos, o homem tenta fugir, porém é atingido com golpes na região das costas. O homem não resiste e depois cai chão, momento em que o vídeo é encerrado. Ainda durante a gravação é possível notar que o autor dos golpes não fala em português.
Em nota a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), para esclarecer sobre as informações divulgadas em relação à motivação do crime. A SSP informou que as imagens divulgadas não correspondem à confronto entre piratas e traficantes.
piratas do rio esquartejados
Confira a nota da SSP:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) esclarece que não procede a informação sobre corpos encontrados no município de Tonantins, no interior do Amazonas, neste domingo (10).
As fotos que circulam em redes sociais são de ocorrência de 2017, quando supostos piratas dos rios foram detidos por pescadores, no município de Manacapuru, e entregues à polícia.
A SSP-AM ressalta que tem intensificado o trabalho das policiais em municípios do interior do estado, com as Operações Fronteira Mais Segura e Hórus.
Piratas do rio sendo humilhados com a cara na lama em Manacapuru em 2017 / Foto : Divulgação