A abertura do ano letivo de 2016, da rede pública estadual de ensino do Amazonas, na segunda-feira (15/02), foi marcada pela reinauguração da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, em Manaus. Agora os alunos da instituição poderão contar com nova infraestrutura e aprender a língua japonesa.
Foto: Seduc-AM
É a primeira escola pública de educação básica a oferecer ensino bilíngue de japonês e português. Os estudantes aprovaram a novidade. A Escola Djalma Batista agora tem capacidade para atender a 1.100 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em tempo integral.
Será instalada uma sala temática equipada com modernos aparelhos de áudio, vídeo e leitura, para o ensino de japonês,. O termo de doação dos equipamentos foi assinado pelo governador do estado, José Melo, e pelo cônsul-geral do Japão em Manaus, Kazuo Yamazaki.
O governador José Melo destacou que a iniciativa é uma forma de investir na qualificação de mão de obra para o polo industrial da capital amazonense. 87 empresas no Distrito Industrial, que têm origem ligada ao Japão.
A escola vai contar com cinco professores de japonês, entre eles uma nativa, e um currículo diferenciado por causa do ensino bilíngue. A iniciativa vai ser desenvolvida em parceria com a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).